RN PRESENTE NO III ENTUR EM SALVADOR






Foi aberto ontem (19), no Centro de Convenções da Bahia, o 3º Encontro Profissional de Turismo da Bahia . O Entur, presidido pelo empresário Sérgio Gordilho, diretor da Barra Viva Marketing e eventos, conta este ano com 200 expositores,100 estandes, sendo 11 companhias aéreas, e destas, seis internacionais, além de representantes da rede hoteleira, secretarias e empresas de cruzeiros.
O evento foi aberto (foto) com a presença de personalidades do trade baiano, entre os quais, o presidente da Abav-BA, Pedro Galvão, da presidente da Federação Nacional dos guias de turismo (Fenactur), Cristina Baumgarten e do assessor do secretário de turismo da Bahia, José Carlos de Oliveira, entre outras autoridades.


De acordo com o presidente da Saltur, Claudio Tinoco, apesar da concorrência de outros destinos nacionais e internacionais, Salvador vem mantendo o índice desde o segundo semestre de 2009 com 67% de ocupação anual dos meios de hospedagem e levando a um aumento em relação a outros anos. Com 35 mil leitos somente em Salvador, houve um crescimento de 300% na temporada de cruzeiros 2009-2010 com a chegada de 147 navios trazendo 296 mil turistas no periodo de outubro (2009) a março (2010). O presidene da Saltur revela que outros indicadores favorecem este turismo que vem mantendo a taxa média de ocupação em Salvador, como eventos, como a corrida de stock car, além de alguns congressos internacionais realizados no ano passado, como o de cardiologia. "Em setembro realizaremos o Congresso internacional de Odontologia que há 20 anos não era realizado na América Latina. O evento, que acontece de 2 a a 5 de setembro trará à capital baiana, 12 mil congressistas e 10 mil visitantes, o que reduzirá a sazonalidade", disse ele.


PRESENÇA DO RN

O Entur prossegue até HOJE(20)Das 13h às 20h, com palestras de capacitação para agentes de viagens. A expectativa é reunir cerca de mil agentes de viagens.Do Rio Grande do Norte, apenas dos empresários Luis Eduardo Silva do Portal de Maracajaú(mergulho e passeios)e Corais de Maracajaú , Lon Tenser Villa do Sol pousada, Cleide Gomes da Dromedunas, mostrando o passeio dos dromedários nas dunas de Genipabu e Paulo Diniz da Natal rent a car.


Destinos nacionais e internacionais estão presentes através de escritórios oficiais e CVBs (Convention & Visitors Bureaux). Aerolíneas Argentina, Delta Air Line, Alitalia, Air Europa, Condor, Gol, Royal Caribe, Uni América, Iberostar Hoteis e Resorts, Costa do Sauípe, Rede Deville de Hotéis, Resort Costa dos Coqueiros, África do Sul e Setur - Espírito Santo são alguns dos expositoresNos dois dias de Entur, o Sebrae e a Bahiatursa, parceiros institucionais do evento, promovem rodadas de negócios entre 15 operadoras de turismo - de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília - e o trade receptivo (hotéis, pousadas, agências de viagens) dos destinos turísticos mais importantes da Bahia, a exemplo de Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, Ilhéus, Porto Seguro, Itacaré, etc.

“Minha expectativa para o Entur 2010 é a melhor possível. O evento triplicou de tamanho”, afirma Sérgio Gordilho, presidente da Barra Viva Marketing e Eventos, promotora do encontro. Ele acredita que o cenário econômico favorável, em especial para o Nordeste, que tem apresentado taxa de crescimento superior à média nacional, está contribuindo para a consolidação do evento este ano.
Esta blogueira e jornalista viajou a convite do presidente do Entur, Sergio Gordilho, pela Gol linhas aéreas e é hóspede do Bahia Othon Palace hotel.

Comentários