RN DÁ O PONTAPÉ NOS INVESTIMENTOS PARA O TURISMO DE EVENTOS








Numa realização do Natal Convention, presidido pelo empresário George Costa, foi realizado ontem o workshop Natal: Eventos o ano todo, na sede da Federação do Comércio em São Paulo, com a participação de 28 mantenedores do NCVB, e pela primeira cinco da área de montagem de eventos e com a participação de mais de 180 participantes de empresas da capital paulista. O presidente do Natal Convention ressaltou a importância do evento no principal pólo emissor do Estado, e disse que representantes de grandes empresas como Odebrecht, Grupo Abril, Yamaha estiveram presentes ontem final de tarde na Federação do Comércio Paulista, o que foi considerado altamente positivo este segundo evento em dois anos. O workshop Natal,contou com a parceria da Emprotur, Coohotur e apoio Seturde. Além da presença da presidente do São Paulo Convention e do diretor comercial da IT Mice, Ibrahim Georges Tahtouh que brindou a iniciativa, parabenizou os que fazem o Natal Convention diante da importância no setor do turismo de eventos.
O workshop Natal:Eventos o ano todo teve um investimento total de R$120 mil reais. O evento teve ainda a culinária potiguar a cargo de Dona Adalva Rodrigues que levou o camarão, a paçoca e a carne de sol, bastante saboreada pelo público presente, sem contar caipifrutas, drinks e a música a cargo da cantora Cida Lobo que já encanta o público paulista e Arleno Farias que deu show.Para o presidente do Natal Convention, o workshop foi uma oportunidade de Natal mostrar que tem toda a capacidade para receber grandes eventos, desde o seu centro de convenções, a infra -estrutura de profissionais qualificados para atender a demanda, sem contar a infra-estrutura hoteleira de cidade com cerca de 26 mil leitos. "Estamos concorrendo com várias cidades, mas estamos prontos para atender", frisou George Costa.
George lembrou a questão da logística da distância do centro de convenções a rede hoteleira, a cinco minutos do evento, o que facilita demais ."Este é um momento oportuno", disse ele de aproximar o empresariado do RN com o de SP.Na entrevista coletiva a imprensa, na qual participaram todos representantes da Emprotur, Coohotur , George Costa falou da importância da primeira fase do programa Natal Cidade Eventos, coordenado por Paulo Gaudenzi que trouxe a cidade durante doze semanas decision makers em potencial para conhecer a infra estrutura de eventos. Esse foi o pontapé inicial dado pela prefeitura de Natal com a contratação do plano estratégico do turismo para os próximos dez anos, e foram feitas várias diretrizes, uma delas no tocante a qualificação .
TURISMO DE EVENTOS EM ALTA
Segundo George Costa, o numero de visitantes em turismo de eventos em 2009 foi entre 100 e 120 mil. E para este ano a expectativa em torno de 160 mil . "Temos crescido nos últimos 3 anos em torno de 20%". Em torno dos 95% dos eventos que ocorrem no Brasil, Natal tem condições de atender, revelou Costa. Um dado revelador é que o turista de eventos gasta em média tres vezes mais que o turista de lazer, e dados oficiais revelam que o turista de eventos mostra que geralmente o turista volta depois de dois anos a cidade como turista de lazer. O presidente do NCVB lembrou que neste ano acontece em Natal o congresso internacional de Apicultura, e em 2013 será realizado o congresso internacional de Bio-mecânica."Estamos no caminho certo para a qualificação da cidade de Natal" , disse ele.

O presidente da Emprotur, Gustavo Porpino contou que desde que o NCVB procurou a empresa, foi fechado parceria. "Nós acreditamos que o RN precisa avançar", ressaltou Porpino e há necessidade de criar produtos para comercializar mais de negócios e incentivos , bem como ecoturismo e aventura.


Número de eventos realizados na capital potiguar cresceu 85% em relação a 2009


Emprotur e Natal Convention Bureau promovem “Natal: eventos o ano todo”, em São Paulo – principal emissor de turistas para o RN



Depois que o Governo do Estado investiu cerca de R$ 10 milhões para a ampliação e modernização do Centro de Convenções de Natal, há três anos, o turismo de eventos no Rio Grande do Norte cresceu cerca de 20% neste período. Em relação ao ano de 2009, o incremento foi ainda mais significativo: 85% mais eventos estão realizados em Natal.



Os dados foram apresentados durante o evento “Natal: eventos o ano todo”, promovido, na Fecomercio, em São Paulo, para um público estratégico de empresários pela Emprotur, Natal Convention & Visitors Bureau e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur). São Paulo é o principal emissor de turistas para o RN, assim como a região Sudeste que responde por 35% do fluxo turístico potiguar. “Até este mês de agosto, já superamos a quantidade de eventos captados em todo o ano de 2009. Estamos trabalhando o turismo de forma setorizada e o corporativo é um grande nicho de mercado”, frisa o presidente da Emprotur, Gustavo Porpino. A expectativa para 2010 é incrementar em mais 15% o fluxo de visitantes brasileiros no RN.



Um dos grandes diferenciais do Rio Grande do Norte é possuir uma logística favorável, com um Centro de Convenções equipado e amplo a poucos quilômetros da rede hoteleira - eleito, em 2009, como o melhor do Nordeste. “São 26 mil leitos, que foram determinantes para a escolha de Natal como sede da Copa do Mundo de 2014, por exemplo. O RN é um destino competitivo, que vem crescendo cada vez mais”, observou o diretor do Natal Convention Bureau, George Costa. O Centro de Convenções oferece um salão de quatro mil lugares e uma área de exposição de 4 mil metros quadrados, toda climatizada. A parceria entre a iniciativa privada e o poder público como modelo de gestão, que o caso da Coohotur no Centro de Convenções, também foi destacada durante o evento.O evento contou com a presença do superintendente da Coohotur, Carlos Augusto Medeiros, do secretário de turismo de Natal, Tertuliano Pinheiro.

veja fotos do workshop realizado ontem na capital paulista

Comentários