Restaurantes de santo domingo criam circuito gastronômico





Objetivo é inovar a apetitosa e tradicional culinária da República Dominicana

Para divulgar a cultura da República Dominicana e aliá-la a deliciosa gastronomia do país, a Associação Dominicana de Restaurantes, a ADERES, criou um Circuito Gastronômico em Santo Domingo, nomeado “La Cultura esta de Boca en Boca”. A iniciativa visa implementar um menu temático, que será executado em mais de 30 restaurantes espalhados por toda a capital.

O projeto ainda irá ampliar, de forma temática, a oferta culinária de Santo Domingo, ressaltando as raízes da saborosa gastronomia dominicana, criando novos pratos para os restaurantes e fortalecendo a cozinha do país.

O circuito gastronômico oferecerá cardápios temáticos mensais para os restaurantes participantes, composto de um a quatro pratos, doces e salgados. Cada estabelecimento deverá soltar a criatividade a fim de oferecer ao público atrativas combinações.

Todos os pratos, assim como a forma de apresentação e ingredientes, são de responsabilidade dos chefs, sempre baseados nos temas desenvolvidos. A duração do festival será de cinco meses, de agosto a dezembro. Confira os temas de cada mês:

Agosto: o mês do “Dominicano Fusionao 2010” traz reinterpretações, misturas e transformações das raízes da culinária dominicana.

Setembro: tem como tema “Las Tapas Dominicanas”, que utiliza uma série de produtos, aromas e sabores da cozinha contemporânea criativa nacional e internacional.

Outubro: “Mar y el Coco” traduz as belezas e maravilhas da ilha em pratos saborosos, como mariscos e peixes, unidos ao sabor tropical do coco.

Novembro: a qualidade e o aroma de um saboroso rum envelhecido unido ao forte cheiro do tabaco são evocados em pratos tão inesperados quanto deliciosos no tema “Tabaco y Ron”.

Dezembro: cinco meses de muita criatividade se encerram com o tema “Gran Final”, que confirma a oferta culinária dominicana como a melhor do Caribe, resultando na “Neo-cocina Dominicana”.

Entre os restaurantes participantes estão: Buen Provecho, Pat’e Palo, Marocha y Pepperoni, Mesón de la Cava, Atarazana, El Agave, Hard Rock Café, Porter House, Scherezade, Taboo Bamboo, Vesuvio e Lincoln Road.

Comentários