Pluna transportou mais de 40 mil passageiros em Curitiba em dois anos de operação

Com o aumento da demanda, empresa pretende tornar seus voos diários na capital paranaense



A partir de outubro, a empresa área uruguaia Pluna, que possui cinco voos semanais para a cidade de Curitiba, tem planos de tornar a operação diária. A expectativa é que o número de passageiros embarcados na capital paranaense aumente em pelo menos 20%. Em junho deste ano, o número de embarques cresceu 60% sobre o mesmo período do ano passado, superior à média de crescimento da empresa no Brasil, de 45%.

Essa expansão é resultado da localização estratégica da capital paranaense em relação aos países do Mercosul e da tendência de regionalização da aviação comercial em Curitiba – a cidade assume cada vez mais o papel de hub da aviação, centralizando a partida e a chegada de voos internacionais. Em junho de 2009, as conexões com os aviões Pluna representaram 40% dos embarques a partir de Curitiba e no mesmo período deste ano, 70%.

A Pluna atua na capital há dois anos e, neste período, mais de 40 mil clientes foram transportados. Os voos têm conexão em Montevidéu, o que representa uma vantagem para os curitibanos, que não precisam ir até São Paulo ou Rio de Janeiro para fazer uma escala e retornar para o Sul.

PLUNA NO BRASIL
Dos 13 destinos oferecidos pela companhia, seis estão relacionados ao Brasil, e 44% do total de pessoas que viajam pela Pluna têm o país como destino ou partida. Em 2010, o Brasil é a principal aposta da Pluna. Somente em 2010 a empresa pretende crescer 50% no mercado brasileiro – quantidade de pessoas que têm o Brasil como destino ou ponto de partida.

Sobre PLUNA
A Pluna (www.flypluna.com), companhia aérea uruguaia fundada em 1936, atualmente liga as cidades de: Montevidéu (Uruguai), Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Córdoba (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile) a Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Foz do Iguaçu. Com um modelo que prioriza os voos regionais, a frota da empresa conta com modernos jatos Bombardier CRJ 900 NextGen, com 90 assentos, e até novembro de 2010 terá 10 aeronaves. Recentemente, a empresa investiu US$ 1 milhão para construir o primeiro Centro Internacional de Manutenção de aeronaves Bombardier CRJ 900 no continente americano, preparado para realizar “Check C”. A unidade fica na cidade de Montevidéu. Ainda em 2010, a companhia aérea está entre as empresas que lideram o ranking mundial de dispatch reliability – com 99%, que mede a disponibilidade do avião para decolar pontualmente por possuir um programa eficiente de manutenção.

Comentários