Pluna decola com o aquecimento da economia

A companhia aérea uruguaia tem alta de quase 100% no número de passageiros embarcados em julho



A Pluna, empresa aérea uruguaia, registrou na primeira quinzena de julho deste ano um aumento de 97% no número de passageiros embarcados em relação ao mesmo período de 2009. Entre os principais fatores que contribuíram para esta alta, destacam-se as novas rotas da Pluna em Porto Alegre (RS) e Foz do Iguaçu (PR) e a maior frequência de voos para Curitiba (PR).

Além disso, também contribuíram a desvalorização do dólar frente ao real e o maior poder aquisitivo da classe C, que intensificou a procura por voos internacionais. Em comparação ao mês de junho deste ano, a evolução foi de 37% por conta das férias escolares. No primeiro semestre, a empresa transportou 59 mil passageiros, um crescimento de 63% em relação ao mesmo período de 2009.

Referência em segurança, a Pluna é conhecida pelas rotas exclusivas na América do Sul e menor custo do mercado. A companhia realiza voos entre Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai e Brasil, onde opera em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Recentemente, a empresa anunciou o investimento de US$ 1 milhão para construir o primeiro Centro Internacional de Manutenção de aeronaves Bombardier CRJ 900 no continente sul-americano, preparado para realizar “Check C”. A unidade ficará na cidade de Montevidéu, Uruguai.


Outro dado que mostra o comprometimento da Pluna com a segurança é seu índice de “dispatch reliability”, que mede a capacidade do avião de cumprir sua programação de voo sem atrasos ou cancelamentos por conta de um programa eficiente de manutenção. O índice da empresa é de quase 100% e recentemente a Pluna foi premiada pela Bombardier por estar entre as cinco empresas operadoras de aeronaves CRJ com melhor desempenho neste indicador, entre seus mais de 150 clientes em todo o mundo.

Pluna no Brasil
Em 2010, o Brasil é a principal aposta da Pluna. Atualmente, dos 13 destinos oferecidos pela companhia, seis estão relacionados ao Brasil e 44% do total de pessoas que viajam pela Pluna têm o país como destino ou partida. Neste ano, a empresa pretende crescer 50% no mercado brasileiro – quantidade de pessoas que têm o Brasil como destino ou ponto de partida

Comentários