Planalto Central de olho no Turismo e na Cultura pernambucana

Um dos cases de maior sucesso do Turismo brasileiro, o Pernambuco Bom Pra Você, aporta hoje (10), em Brasília, e no próximo dia 12 em Goiás para apresentar ao Centro-Oeste o potencial da cadeia turística pernambucana. Os eventos acontecerão nos hotéis Grand Bittar e Oliveiras, respectivamente, a partir das 19h. A promessa é, além de divulgar e impulsionar o fluxo turístico no estado nordestino, encantar o público com a apresentação rica cultura popular, por meio de show musical, apresentação de dança e coquetel inspirado na culinária local.



O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com realização do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) e produção da Doiss Consultoria. Doze importantes cidades fazem parte do cronograma do Pernambuco Bom pra Você este ano (confira no box). Depois de percorrer o sudeste brasileiro, no mês de junho, e o Nordeste, em julho, chega a vez do Planalto Central. As p'roximas paradas são Porto Alegre, Curitiba e numa ação inédita, o evento irá atingir o mercado internacional, com promoção em Buenos Aires (ARG), no dia 25 deste mês. Os investimentos somam R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1,5 da (Empetur) e R$ 700 mil da iniciativa privada.



“Nossa intenção é manter o incremento de 15% a 20% nas vendas para o turismo estadual. Em 2010, esperamos repetir o sucesso dos anos anteriores, superando a marca de agentes de viagens participantes e motivados a comercializar o Estado”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara.

De acordo com dados da Empetur, o Centro-Oeste passou a ser um mercado de extrema potencialidade para Pernambuco. “Em 2008, essa região representava 4% do nosso fluxo turístico. No ano passado, depois de todo esse conjunto de ações, saltamos para 5%. Em dados numéricos, passamos de 94 mil turistas em 2008 para mais de 131 mil em 2009. Por conta desse crescimento, temos interesse em continuar capacitando e investindo nesse eixo, carente do que temos de melhor, o turismo de sol e mar”, destaca o secretário.



Para os representantes do trade turístico pernambucano, o Pernambuco Bom Pra Você tem aquecido a ocupação hoteleira. Segundo a gerente geral do Marulhos Resort, Carmen Loyo, o projeto tem influenciado nas vendas. “Nos últimos três anos, mercados que ainda não tínhamos explorado, passaram a nos conhecer mais e a emitir visitantes, como é o caso do Centro-Oeste. Acredito que os nossos altos índices de ocupação estejam diretamente ligados ao sucesso dessa iniciativa”, pontua Carmem. Para Juliana Brito, proprietária do Catamarã Tours, empresa de serviços de entretenimento aquático, o programa tem dado um ótimo retorno. “O número de telefonemas, desde que o projeto começou, aumentou. São profissionais tirando dúvidas, conferindo o serviço e indicando clientes”, explica a empresária.



O Evento - Este ano, o workshop é ilustrado pela arte da xilogravura: os traços do pernambucano J. Borges ganham destaque em todo material de divulgação, mostrando que o turismo do Estado tem cada vez mais conexão com a cultura popular.



A Estrutura - O Pernambuco Bom pra Você conta com rodada de negócios, treinamento no espaço sinta Pernambuco e apresentação do destino Pernambuco, com palestra de capacitação, seguida de show cultural. Os chefs pernambucanos César Santos (Oficina do Sabor), Rafaela Suassuna (Porto Fino), Alcindo Queiroz (Patuá Delícias do Mar), André Falcão (Consultoria Recife Praia Hotel), e Patrícia Barreto (La Cuisine) mostram o melhor da gastronomia regional. A ambientação dos eventos é feita pelo produtor e cenógrafo Romildo Alves.



Rodadas de Negócios - Este ano, espera-se a presença de 4,5 mil operadores e agentes de viagens durante as rodadas de negócios. “Este é um dos principais momentos do evento, pois possibilita o intercâmbio de informações entre o expositor e os operadores e agentes de viagens, permitindo que estes tenham acesso às novidades sobre serviços, atrativos turísticos e equipamentos hoteleiros disponíveis no Estado” diz José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB. Após as rodadas de negócios, os agentes e operadores participantes são levados à ‘sentir’ Pernambuco através de uma palestra interativa sobre o destino, comandada pelo showman Sérgio Gusmão.



Desenvolvimento turístico – Pernambuco é um dos estados que mais cresce no turismo brasileiro. A série histórica do fluxo de turistas, entre 2006 e 2009, aponta para um crescimento da ordem de 11,43%. A malha aérea do Estado foi ampliada com a chegada de novos vôos nacionais e internacionais e a movimentação nos aeroportos de Pernambuco cresceu 21%, entre 2007 e 2009. Treze novos grandes empreendimentos hoteleiros devem ser instalados em Pernambuco até 2014 e o Governo está investindo 125 milhões de dólares na infraestrutura com as obras do Prodetur II. Nos próximos quatro anos são esperados mais 125 milhões de dólares, com recursos do Prodetur Nacional, para requalificar equipamentos no Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão. Os investimentos em promoção triplicaram em relação a 2007 e Pernambuco, após uma década, voltou a realizar campanhas nacionais de comunicação de massa, como aconteceu na Alta Estação e no Carnaval.

Comentários