PERY LAMARTINE HOMENAGEADO PELO AERO CLUBE DO RIO GRANDE DO NORTE






Emocionado, e com seus 84 anos de vida, o piloto e apaixonado pela aviação, o potiguar Pery Lamartine, formando da escola de piloto do Aero Clube do Rio Grande do Norte ( turma de 1943), recebeu nesta segunda -feira (09) homenagem do Aero Clube durante a aula do curso de piloto privado. Das mãos do presidente do Aero Clube, Luiz Alberto Romano recebeu um certificado pelo seu trabalho junto a aviação aérea e também uma foto da primeira turma de alunos do curso de piloto privado do ano de 1930, que foi pendurada na parede da sala dos alunos do curso de piloto privado. Pery Lamartine, também decano do turismo potiguar, ministrou palestra sobre a história da aviação do RN para os alunos do curso de piloto privado e comissários de vôos, e contou detalhes quando ainda era piloto, instrutor,fez recomendações, deu sugestões aos futuros pilotos, foi questionado por vários presentes e tirou de letra todas as respostas.

Pery Lamartine fez várias observações para os futuros pilotos. Segundo ele, acrobacias nem pensar, só após o curso. Outra dica foi que o piloto não deve confundir acrobacias com manobras acrobáticas. Também sugeriu que comprassem revistas de aviação para se atualizarem e que os futuros pilotos também façam exercício de coordenação de comando, aliás “esta é a parte mais importante do curso de aviação, ponto fundamental para boa pilotagem”, revelou Lamartine.

A homenagem ontem contou com a presença do coordenador do curso de pilotos Mário Dourado, de instrutores, de alunos do curso de piloto privado e comissárias de vôo, integrantes do clube de ultra leve, do ex -aluno do curso de pilotos privado , Gileno, formado pelo Aero em 2002 e hoje piloto da TAM.Pery Lamartine deixou uma mensagem do escritor Richard Bach ao finalizar a palestra . “ O acidente que não podia ter sido evitado pelo piloto é quase inexistente”.


SOBRE O CURSO DE PILOTO PRIVADO



Para o instrutor do curso de pilotos privado, o militar Ilton Romano, foi uma grande emoção conhecer a história da aviação do RN das palavras do Pery Lamartine, grande pessoa na história da aviação potiguar. Romano explicou que o curso de piloto privado compreende a parte teórica e prática. A parte teórica realizada em três meses com aulas diáriamente de segunda a sexta , das 19h as 22h20,e a parte prática no próprio avião com 35 a 40 horas de vôos num avião AMT-600- Guri, que fica no aeródromo de Ceará Mirim. A turma de pilotos privados geralmente entre 10 a 15 alunos , e sai duas turmas por ano, mas Romano acredita que com a nova administração do Aero Clube do RN, novas turmas serão abertas. O curso custa em torno de R$1.800,00 parte teórica, e a parte prática, cada hora de vôo custa R$300,00. Mas, depois de concluir o curso, o aluno é submetido a uma prova da ANAC-banca teórica. Feita esta prova e concluída as 35 horas de vôos, recebe o CHT-Certificação de habilitação técnica, conhecido como brevê.

Comentários