O COSTA FAVOLOSA, 15º “NAVIO VERDE” DA FROTA DA COSTA CRUZEIROS, É LANÇADO EM MARGHERA




Previsto para ser entregue no verão de 2011, será o quarto navio construído pela Fincantieri para a Costa Cruzeiros em apenas dois anos

Em 06/08, no estaleiro da construtora de navios Fincantieri, em Marghera, Veneza, o novo navio da Costa será levado ao mar pela primeira vez. O novo membro da frota será lançado no verão de 2011, depois da conclusão de seu interior

O Costa Favolosa é o quarto dos cinco novos navios previstos para serem lançados entre 2009 e 2010, de acordo com o plano de expansão da Costa de 2,4 bilhões de euros. É o primeiro de navios gêmeos: o Costa Fascinosa está programado para começar a operar na primavera de 2012

O Costa Favolosa terá todas as novidades de entretenimento e de compromisso ambiental

O verão de 2010 confirmou a tendência positiva nas reservas da Costa Cruzeiros, o grupo espera terminar o ano com 2,1 milhões de hóspedes

Genova, 6 de agosto de 2010 – O Costa Favolosa, o novo navio com o estilo único “made in Italy” da Costa Cruzeiros, a maior empresa de turismo na Itália e a companhia número 1 de cruzeiros na Europa, foi levado ao mar nesta sexta-feira (06/08) pela primeira vez em cerimônia tradicional no estaleiro da Fincantieri, em Marghera, para inauguração técnica.

O Costa Favolosa (112.000 toneladas e capacidade para 3.780 hóspedes), que sairá em cruzeiro pela primeira vez em julho de 2011, é o quarto de cinco navios a serem lançados entre 2009 e 2010, um investimento de cerca de 2,4 bilhões de euros. Já na primavera de 2012 o irmão gêmeo do Favolosa, o Fascinosa, que também está sendo construído em Marghera, completará o ambicioso plano de expansão da Costa.

“O lançamento do Costa Favolosa confirma a força e a liderança da nossa companhia”, disse o presidente da Costa Crociere S.p.A, Gianni Onorato. “Apesar dos efeitos contínuos da retração econômica de 2010 e da incerteza no panorama do turismo global, nosso programa de expansão da frota continuou sem interrupções. A força da nossa marca, que vem com uma garantia de 60 anos de experiência, e a qualidade de nosso produto tem confirmado vitoriosos bens, altamente apreciados por nossos clientes. Também é confirmada pelos resultados positivos em termos de reservas alcançadas neste verão e que prevê até o final de ano 2,1 milhão de hóspedes atendidos por todo o grupo, o que resultará em um crescimento em torno de 17% em relação ao ano passado.”

Cerca de 3.000 pessoas estão envolvidas na construção de um navio, compreendendo funcionários da Fincantieri e cerca de 500 de fornecedores contratados, a maioria de empresas italianas. Em termos completos, o programa de investimento da frota, lançado em 2000, pelo grupo Costa Cruzeiros (Costa Cruzeiros; a marca do mercado alemã, AIDA; Ibero Cruzeiros, que opera principalmente nos mercados de língua espanhola e portuguesa) soma mais de 9,3 bilhões de euros.

Giuseppe Bono, diretor-geral da Fincantieri comentou: “É uma fonte de enorme orgulho para nós lançarmos esta nova jóia que estamos construindo para a Costa, líder em cruzeiros na Europa, com quem temos o prazer de ter um relacionamento forte, duradouro e bem-sucedido. Essa parceria, além de nos proporcionar orgulho, é absolutamente vital, não só para o futuro do setor de turismo, mas para todas as áreas de negócios envolvidas. Sem tantos navios construídos para a Costa, a Fincantieri não estaria hoje defendendo seu espaço como líder mundial e o impacto da grave crise seria ainda maior. Mais do que nunca isto é importante para o desenvolvimento desta parceria, para assegurar que as duas empresas poderão continuar representando a excelência do estilo ‘made in Italy’ ao redor do mundo, a construtora naval líder e a operadora líder no mercado de cruzeiros”.

A cerimônia de lançamento do Costa Favolosa seguiu o protocolo praticado em tais ocasiões pela tradição marítima. O diretor do estaleiro convida a madrinha do navio, Beatriz Siri, para cortar a faixa e a garrafa de champanhe é quebrada na proa do navio. Beatrice Siri, representante da área de novas construções e projetos especiais da Costa Cruzeiros, esteve diretamente envolvida na construção dos seis últimos navios da frota, incluindo o Costa Favolosa. No dia 8 de março de 2010, ela recebeu a ordem ao mérito do presidente da Itália, Giorgio Napolitano. Depois da abertura das válvulas e da gradual inundação da carreira do estaleiro onde o navio foi construído nas últimas semanas, o corpo do Costa Favolosa foi transferido pela primeira vez para o seu ambiente natural, o mar. O lançamento foi precedido pela soldagem da válvula para a base que costuma ser o mastro principal na tradicional cerimônia que traz bom presságio.

Como seu próprio nome sugere (Favola, em italiano significa conto de fadas), o Costa Favolosa foi planejado para interpretar o entusiasmo e a emoção das pessoas que enxergam um cruzeiro como uma viagem mágica em um "castelo encantado contemporâneo", uma combinação perfeita de atmosfera mágica e entretenimento de última geração com um gama enorme de confortos.

As principais inovações a bordo incluem: seis novas suítes com varandas e com suas próprias jacuzzis, uma nova área de entretenimento para adolescentes - que compreende um cinema 4D, o PlayStation World (um bar com sorvete, bebidas e pipoca), o Teen´s Dance Floor (um salão de jogos infantis), o Aqua Park (novo parque aquático ao ar livre que tem um navio pirata). As instalações combinam o que há de melhor nos produtos da Costa, como o Samsara Spa, um dos maiores e mais exclusivos centros de bem-estar já construído em um navio; uma enorme área com piscina estendida sobre dois deques com teto de vidro deslizante e uma tela de cinema gigante; o Grand Prix (simulador de corrida) e um simulador de golfe. O novo design da área ao redor da piscina será especialmente acolhedor e enorme: 1.000 m² de espaço dedicado ao relaxamento e lazer com bandeiras de hidromassagem de última geração.

A posição do Costa Favolosa na vanguarda da tecnologia de construção de navios de cruzeiro também se estende às questões ambientais, que sempre foram preocupação para a marca Costa Cruzeiros. Assim como os outros dois membros da frota, este navio será equipado com o sistema “cold ironing” que permite a embarcação usar energia elétrica quando estiver atracada, assim sendo os geradores podem ser desligados.

O Costa Favolosa está programado para estrear em um cruzeiro de três dias, que parte de Veneza no dia 4 de julho de 2011 com destino a Dubrovnik (Croácia) e Koper (Eslovênia). Após essa pequena estréia, o navio segue em um grande cruzeiro inaugural, que sai de Veneza no dia 7 de julho: com itinerário de 10 dias, passando por Israel, Grécia e Turquia, com paradas em Bari (Itália), Corfu (Grécia), Haifa (Israel), Izmir (Turquia) e Dubrovnik (Croácia). Durante todo o verão, na temporada de 2011, o Costa Favolosa oferecerá cruzeiros de 7 dias a partir de Veneza e de Bari para Olympia (Grécia), Izmir e Istambul (Turquia) e Dubrovnik (Croácia).

Sobre a Costa Cruzeiros:
A Costa Cruzeiros é a principal companhia em seu segmento na Europa. Há mais de 60 anos seus navios cruzam os mares, oferecendo o melhor do estilo italiano, da excelência em hospitalidade à gastronomia típica, proporcionando as férias tão desejadas com o que há de melhor em diversão e descontração. Sua frota é composta de 14 navios, todos com bandeira italiana e com identidades distintas e estilo próprio, que circulam por 250 destinos pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, Mar Báltico, Caribe, América do Sul, Emirados Árabes, Ásia e Oceano Índico. Dois novos navios entrarão em operação em 2012.
A Costa Cruzeiros foi agraciada pelo RINA (Registro Naval Italiano) com o BEST 4, sistema detalhado de certificação de conformidade corporativa com os mais altos padrões de responsabilidade social (SA 8000 em 2001), meio-ambiente (UNI EN ISO 14001 em 2004), segurança (OHSAS 18001 em 2007) e qualidade (UNI EN ISO 9001 em 2008). Parceira oficial da ONG WWF, dispõe de projetos de conservação de ecossistemas marinhos no Mar Mediterrâneo, Grandes Antilhas e no Brasil. Toda a frota da Costa também possui o selo RINA Green Star, certificando que operam de acordo com os mais altos padrões de proteção ambiental.
No estudo internacional Global Reputation Pulse 2009, a Costa Crociere foi apontada como a melhor empresa de serviços italiana. Feito pelo Reputation Institute, este ranking avalia a reputação corporativa (em quesitos como confiança, respeito) das 600 maiores empresas do mundo em 32 países.
Com um faturamento de aproximadamente 2.6 bilhões de euros e atingindo uma cota de 1.82 milhões de hóspedes em seus navios, em 2009, a Costa Crociere S.p. A é a maior empresa de turismo na Itália e reúne a Costa Cruzeiros, a AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros. O grupo atingiu o 10º lugar em rentabilidade e 72ª posição em vendas, na pesquisa do Mediobanca 2009, com mais de 3.700 empresas italianas que faturaram no mínimo 50 milhões de euros em 2008. A Costa Crociere S.p.A. faz parte da Carnival Corporation & plc (NYSE/LSE: CCL; NYSE: CUK), a maior operadora de cruzeiros do mundo.

Sobre a Fincantieri:
A Fincantieri (www.fincantieri.com) é uma das empresas líderes mundiais em termos de conceito em construção naval. Líder na construção de navios de cruzeiros e operadora de referência no setor de transporte marítimo, a companhia, cuja a sede é em Trieste, emprega - direta e indiretamente - cerca de 30 mil pessoas e tem uma importante presença na construção de barcos sob encomenda e uma imensa participação no segmento de iates. Seu centro de design está situado em Trieste, o maior na Europa, e em Gênova.

Comentários