Novos negócios para o turismo da Costa Doce

Ministério do Turismo seleciona agência de Pelotas para edição 2010 do projeto Caravanas do Brasil

Expandir conhecimento sobre novos destinos e produtos turísticos e ao mesmo tempo realizar capacitação. Esse é o objetivo do projeto Caravana Brasil Nacional, iniciativa do Ministério do Turismo, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que seleciona empreendimentos em todo o Brasil para conhecer novos destinos. Do Rio Grande do Sul, a operadora Terrasul Pelotas foi selecionada, e participará das ações que se iniciam no dia 12, em Belém do Pará. O empreendimento é atendido pelo projeto Hospitalidade na Costa Doce, do Sebrae/RS.

Lançado em 2003, o Caravana Brasil foi criado para incentivar e comercializar novos produtos turísticos do Brasil no mercado internacional, o que aumentou, também, a oferta turística interna. As empresas realizam uma viagem para destinos selecionados, onde têm a oportunidade de conhecer o local e a forma como os empreendimentos da rede hoteleira e gastronômica trabalham. Em 2008, uma parceria do Ministério do Turismo e Sebrae com a Braztoa possibilitou a Caravana Nacional, seguindo princípios do projeto original, porém atendendo de forma mais eficiente às características do mercado. Nessa edição, 12 empreendimentos serão contemplados no projeto.

A gestora do projeto Hospitalidade na Costa Doce, Jussara Cruz Argoud, que atende a única agência gaúcha selecionada para o programa, explica que “qualquer empresa pode participar em busca de uma vaga, desde que esteja obrigatoriamente inscrita no Cadastur, sistema de registro do Ministério do Turismo para pessoas físicas e jurídicas que trabalham no segmento”. Segundo ela, as agências e operadoras devem atender a uma série de critérios, mas principalmente ter potencial de comercialização do destino a ser visitado. “A Terrasul irá visitar Belém, do Pará, vivenciando e conhecendo seus produtos turísticos e, ao mesmo tempo, irão trazer um pouco da experiência de lá para nossa região”, conta Jussara, que destaca, ainda, visitas a feiras e eventos especiais como parte da programação.

Além do registro no Cadastrur, é considerada a experiência da empresa no mercado e as condições que possui de operar o destino (no caso dos operadores) ou comercializá-lo (para os agentes); estar sediada nos principais centros emissivos; ter participado ou estar participando de projetos realizados pelo Ministério do Turismo, Braztoa ou Sebrae; e análise do representante da empresa.

A metrópole da Amazônia
Considerada a maior cidade na linha do Equador, marcada por clima quente e úmido, Belém, capital do Pará, é conhecida como o portão de entrada da Amazônia e considerada a cidade das especiarias. É lá que estará, entre os dais 12 e 16 de agosto, Josette Pereira, representante da Terrasul Pelotas Viagens. A proposta prevê para a empresa conhecer o potencial da região e possibilitar sua comercialização nos estados de origem.

A sócia da agência, Josette Pereira, afirma que “essa é uma região em que ainda não temos muitas oportunidades e a procura ainda é baixa”. Ela explica que a procura maior ainda se concentra no Nordeste, e destinos da região Norte são pouco explorados pelos turistas. “Com exceção de Manaus, certamente o Nordeste ainda é o mais comercializado. Mas temos possibilidades riquíssimas em cidades como Belém”.

Josette conta que a programação tem horários estabelecidos, “com roteiros e responsabilidades a cumprir”. São elas: capacitação com os fornecedores locais, para que possam receber de forma adequada os agentes de viagem e operadores de turismo, bem como adequar seus produtos ao mercado; encontros de negócios entre operadores e agências, representantes institucionais e fornecedores locais, possibilitando novas oportunidades; encontros de conhecimento, que apresentam de forma diferenciada o local de visitação; e apresentação dos resultados das avaliações, que consiste no encaminhamento para o destino das avaliações feitas pelos agentes e operadores.

Segundo a operadora, o que chama a atenção para Belém “é a diversidade da região. Toda a cultura, culinária, nos leva a crer que é a única região legitimamente brasileira, sem grandes influências européias”, conta. A única operadora do Estado presente no projeto, acrescenta Josette, “se configura, por si só, como um grande reconhecimento e estímulo ao nosso trabalho”.

Sobre o projeto do Sebrae/RS
O projeto Hospitalidade na Costa Doce atende 65 empreendimentos e tem o objetivo de aumentar a oferta de produtos e serviços do trade turístico e a satisfação dos clientes. Suas ações beneficiam hotéis, pousadas e agências de turismo receptivas dos municípios de Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Jaguarão, Mariana Pimentel, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Através do projeto são estimuladas a integração dos meios de hospedagens e agências receptivas para divulgação e comercialização das rotas e roteiros turísticos da Costa Doce; a implantação de boas práticas de desenvolvimento sustentável; e a qualificação do processo de gestão do trade, entre outros.

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