Natal é destaque no Brazil World Cup Transportation Congress

A prefeita Micarla de Sousa participou na tarde desta quinta-feira (26) do Brazil World Cup Transportation Congress, no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo. No evento, com a participação das outras cidades sede da Copa do Mundo de 2014, a chefe do executivo municipal falou sobre o novo estádio Arena das Dunas, investimentos em ações globais, parcerias com a iniciativa privada, financiamentos do Governo Federal, além da infraestrutura e mobilidade urbana de Natal.

No Brazil World Cup Transportation Congress, organizado pelo International Bussiness Comunications (IBC), a prefeita fez parte do painel no qual a expectativa dos presentes era saber como estão os preparativos oficiais para o maior evento esportivo do mundo daqui a quatro anos. Micarla de Sousa abordou as questões estratégicas, investimentos e prazos para conclusão das obras de infraestrutura no setor de transportes, além de mostrar para as empresas privadas quais são as reais oportunidades de participarem destes projetos.

O evento contou com representantes das agências reguladoras, dos governos federal, estadual e municipal, e de empresas privadas. Assistiram ainda a palestra da prefeita Micarla de Sousa empresários, investidores e representantes dos Ministérios dos Esportes, das Cidades e da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que destacaram as ações sustentáveis da Prefeitura do Natal para receber o mundial.

Oportunidade

No Brazil World Cup Transportation Congress as cidades sede discutiram também as questões referentes a infraestrutura de portos, rodovias e aeroportos destes municípios. “Falamos sobre trânsito, transporte, o porto de Natal e sobre o futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante, entre outros assuntos”, disse a prefeita.

Para Micarla de Sousa “jamais na história tivemos uma oportunidade tão especial de crescimento e também de consolidarmos uma parceria entre setores público e privado, do que agora, com o advento da Copa do Mundo de 2014. A prefeita disse ainda que apenas com os investimentos que virão e com a visibilidade que Natal terá nos próximos quatro anos, a cidade já estará totalmente transformada, positivamente, em 2014.

Mobilidade urbana

“Nossa administração concluiu, no primeiro semestre deste ano, um Plano de Mobilidade Urbana que diagnosticou os atuais gargalos em nosso trânsito e identificou os principais problemas na área do transporte. E o estudo foi além, apontando soluções e medidas que podem melhorar a mobilidade urbana”, relatou Micarla de Sousa aos participantes.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou ainda durante sua palestra que a capital potiguar já tem garantido do Governo Federal um financiamento de R$ 338 milhões para obras que irão gerar inúmeros benefícios à mobilidade urbana de Natal. A capital potiguar contará também com os investimentos que serão realizados no Porto de Natal e no futuro aeroporto da Região Metropolitana, em São Gonçalo do Amarante, que ampliarão em muito a capacidade de do receber os turistas.

“A base para tudo isso já vem sendo montada pela Prefeitura do Natal. Primeiro com a preparação de mão-de-obra qualificada, através de cursos específicos oferecidos em nossos centros públicos de emprego, trabalho e renda. Depois com a adoção de projetos que já vem minimizando os problemas de trânsito e transporte da nossa cidade”, explicou Micarla de Sousa.

A prefeita também falou de projetos como o Via Livre, que estabeleceu um novo controle sobre o estacionamento de veículos em vias de grande movimentação e o Passe Livre, que influenciaram na melhoria da qualidade do trânsito e do transporte em Natal

“Estejam certos: a Copa de 2014 se tornará uma ‘usina de empregos’ para nosso povo e uma oportunidade única de acelerarmos o desenvolvimento do município. Não fiquem de fora desse momento histórico. Se unam a nós por um futuro melhor para Natal e para todos que investem e vivem em nossa cidade”, acrescentou a prefeita Micarla de Sousa, encerrando e direcionando sua fala a todos os investidores presentes no evento.

Comentários