Maitre fromagier traz para o Rio de Janeiro seleção dos melhores queijos da França

O evento gastronômico, a ser realizado no Rio Othon Palace, será

comandado por Gérard Poulard, um dos maiores especialistas

do mundo em queijos franceses



O maitre fromagier francês Gérard Poulard (foto), considerado um dos maiores especialistas do mundo em queijos franceses, aterrissa no Brasil, no mês de setembro, a convite do Rio Othon Palace Hotel, para fazer um evento gastronômico que terá os queijos mais especiais da França como protagonistas.

Durante duas semanas, de quarta a domingo (de 22 a 25 de setembro e de 29 de setembro a 02 de outubro), Poulard apresentará ao público carioca 81 tipos de queijos à base de leite de cabra, leite de vaca e leite de ovelha, considerados pelo expert como os melhores e mais interessantes dentre os mais de 2 mil tipos produzidos na França.

O evento gastronômico será composto de um menu de três pratos (entrada, prato principal e sobremesa), tendo como grand finale a degustação de queijos, comandada por Poulard.

O menu que antecede a degustação de queijos, preparado pelo chef Jean Yves Poirey, terá entre as opções de entrada pannequet de salmão com aspargos verdes, brotos de espinafre e molho azedinha ou creme de abobóra com ovo pochê e chips de bacon. Para o prato principal filé de linguado com arroz preto, tempurá de lagostins, broto de feijão e agridoce de soja ou tournedos de filé mignon ao molho de cebola roxa com alcachofras barigoule e batatas gratinadas. E como sobremesa crumble de frutas tropicais e sorvete de gianduia.

Entre os mais de 80 tipos de queijos que comporão a mesa de degustação, estão Chevrotin des Aravis Fermier, Chabichou Poitou AOC Villageois, Camembert Jort, Epoisse BTE AOC Gaugry, Epoisse Selection Berthaut, Roquefort Coulet, Brie de Meaux, Cure Nantais LC, Cheverot LC, Clochette Affinee, Coeur D`Alvignac e Abondance Fermiere AOC. Estes e outros queijos especialíssimos serão servidos na ordem e combinações propostas pelo maitre fromagier, acompanhados por explicações sobre as características, história e a forma de produção de cada um.

O evento contará com a assessoria de um sommelier da importadora Decanter, que orientará os clientes sobre os vinhos que melhor se harmonizam com os queijos e pratos do menu.

O valor do jantar com a degustação de queijos é de R$ 90,00 por pessoa + 10% de taxa de serviço.



O que é um fromagier?

Segundo Gérard Poulard, o fromagier é como um “sommelier do queijo”. No caso de Poulard, que também é produtor, todas as etapas são acompanhadas cuidadosamente, pois diversos fatores que influenciam a qualidade final do produto. “O objetivo do fromagier é dar uma identidade ao produto, conferir-lhe uma ‘carteira de identidade’ ao produto. É aqui que podemos diferenciar um fromager de um fromagier. O fromager apenas produz o queijo, sem levar em conta todos os requisitos que nós, fromagiers, levamos em consideração”.



Sobre Gérard Poulard

Nascido em Lyon, França, Gerard Poulard começou a trabalhar aos 14 anos, no ramo de hotelaria. Com formação de chef de cozinha, teve de abandonar o ofício por questões de saúde. Na época, trabalhava no Meridien em Paris, onde continuou na função de maitre, o que lhe permitiu montar uma original mesa de queijos, única classificada no Guia Michelin, que fez grande sucesso por associar uma seleção harmoniosa de queijos de várias regiões da França a informações sobre a sua origem e forma de produção.

Hoje, Poulard viaja o mundo todo participando de grandes eventos e divulgando os queijos franceses. Em sua bagagem, costuma levar os queijos mais nobres e raros, como o “Cône du Morvan”, um queijo de cabra que ganha bolor. E assim, a cada roteiro que faz, Poulard conquista novos apreciadores da iguaria.

O maitre fromagier esteve no Brasil em duas ocasiões para realizar degustações de queijos no extinto restaurante Le Saint Honoré, que durante anos foi o templo da gastronomia francesa no País.



SERVIÇO

* Local: Restaurante Skylab - Rio Othon Palace Copacabana (Av. Atlântica, 3264 – Rio de Janeiro/RJ)
* De 22 a 25 de setembro e de 29 de setembro a 02 de outubro (quartas, quintas e sextas-feiras e sábados)
* Horário: das 19 horas à meia-noite
* Valor: R$ 90,00 + 10% de taxa de serviço
* Manobrista: do hotel
* Cartões: todos
* Reservas: (21) 2106-1666 e 2106-1641 ou pelo e-mail aeb.roph@othon.com.br

Comentários