Iniciativas para combater a sazonalidade do Turismo são estudadas em Gramado e Canela por empresários de vários Estados.

Famosas nacionalmente como roteiros turísticos de inverno, as cidades gaúchas de Gramado e Canela desencadearam uma série de ações que estão garantindo fluxo turístico o ano todo e servem de exemplo para outros destinos brasileiros que sofrem com a sazonalidade.



Com essa perspectiva, empresários de vários Estados brasileiros iniciam amanhã (dia 26), um roteiro de visitas técnicas e atividades de vivência nas duas cidades. O objetivo é identificar e reproduzir ações que possam suavizar os impactos da sazonalidade do turismo em seus destinos. Eles participam da quarta etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, o Ministério do Turismo e a EMBRATUR.



Até a próxima sexta-feira (27/08) os empresários terão reuniões com representantes de entidades responsáveis pelo turismo nas duas cidades e farão visitas técnicas a hotéis e pontos turísticos, entre eles a Pousada Don Ramon e o Le Jardin Parque de Lavanda em Gramado, que, inspirado em parques da Europa e dos Estados Unidos, utiliza a lavanda como atrativo. O “Le Jardin” alia produção e comercialização da lavanda com a possibilidade de realizar eventos ambientados e aromatizados naturalmente, na maioria dos casos, casamentos.



Em Canela um dos pontos turísticos visitados será o Parque Estadual do Caracol, uma Unidade de Conservação Ambiental e um dos destaques de Canela. O ícone maior do Parque é a Cachoeira do Caracol, formada a partir de um arroio que se precipita em queda livre numa altura de 131 metros.



Fundo de Turismo



Canela tem 38 mil habitantes e a atividade turística é responsável por 60% da arrecadação de impostos. O nome da cidade vem de uma árvore do mesmo nome, que ficava nas proximidades de onde está localizada a Praça João Corrêa, no centro da cidade e que servia de ponto de encontro e pouso de tropeiros.



A cidade possui o Fundo de Desenvolvimento do Turismo utilizado pela Associação Comercial e Industrial de Canela para reduzir a sazonalidade, aumentar o fluxo de turistas e buscar o desenvolvimento sustentável do turismo no município.



Calendário



Gramado tem o nome relacionado ao seu passado, quando suas terras eram passagem de tropeiros que levavam o gado pelos campos de cima da serra, no final do século XIX. Ao chegarem ao topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam ali um campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade.



Para vencer a sazonalidade, a cidade elaborou um calendário de eventos apoiado na forte infraestrutura hoteleira e gastronômica. Segundo dados oficiais, a cidade de 31 mil habitantes oferece 9.629 leitos, 1.140 estabelecimentos comerciais e 112 bares e restaurantes, capazes de atender mais de 10 mil pessoas simultaneamente. Além disso, possui dois centros de eventos - o Gramado Serra Park e a Expo Gramado – que, juntos, somam 35.000 m2 de área. Um dos mais importantes eventos do calendário é o Festival de Cinema de Gramado, oficializado pelo Instituto Nacional do Cinema, que todos os anos leva dezenas de celebridades à cidade, além de muita divulgação. Outros eventos importantes promovidos por Gramado são a Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia, o Festival de Publicidade, o Festival do Turismo e o Natal Luz.

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