Empresários brasileiros fazem Benchmarking na Amazônia peruana

Boas práticas observadas poderão ser aplicadas no Brasil



Um grupo de empresários brasileiros do setor de ecoturismo e de aventuras retornou do Peru no último final de semana. Eles participaram de uma missão de Benchmarking para conhecer o turismo de selva e de base comunitária em Puerto Maldonado, no sudeste do país. Também participaram da viagem de observação representantes das entidades que promovem o Programa Benchmarking em Turismo 2010 - ABAV Nacional, SEBRAE e Ministério do Turismo/EMBRATUR.

O programa de Benchmarking 2010 Excelência em Turismo, identifica experiências de sucesso e boas práticas de turismo no exterior, organizando os roteiros de visitas e palestras. Com a ajuda de um consultor especializado na área, seleciona empresários previamente inscritos, interessados em conhecer estas experiências. “É um investimento direto do governo na qualidade do produto turístico brasileiro”, revelou o coordenador-geral do Programa, o paranaense Antonio Azevedo, diretor da ABAV Nacional. Ele informa que o programa Excelência em Turismo desse ano já levou empresários brasileiros para a República Tcheca, Itália e agora à Amazônia peruana. Como contrapartida, os empresários se comprometem a multiplicar os conhecimentos adquiridos, fazendo reuniões e palestras com outros empresários de suas regiões que não tiveram a oportunidade de conhecer “in loco” essas boas práticas.



Sucesso na selva



A missão brasileira observou dois empreendimentos turísticos na selva amazônica peruana, na região de preservação ambiental conhecida como Reserva de Tambopata. São os “lodges” Inkaterra Reserva Amazônica, considerado um dos mais luxuosos hotéis de selva do mundo, e a Pousada Amazonas, implantada em área de uma comunidade nativa de cerca de 750 membros, que é sócia do empreendimento.

Os lodges são sucesso de público e de satisfação dos clientes, atingindo altas taxas de ocupação (75%). Isto foi observado pelos brasileiros que constataram o bom gosto e a qualidade da hospedagem do Inkaterra, que possui arquitetura despojada e adaptada ao ambiente da floresta. Seus chalés charmosos e a qualidade dos serviços são destaque.

Na Pousada Amazonas, as acomodações são contíguas e têm apenas três paredes (a frente do quarto é aberta e está voltada para a floresta). A Pousada Amazonas oferece centenas de passeios pela área da Reserva de Tambopata, como trilhas na selva, passeios de barco e de bicicleta, arvorismo, observação de aves, borboletas e animais silvestres, todos acompanhados de guias locais especializados na biodiversidade da região.



Divulgação focada



Gustavo Timo, especialista em ecoturismo e coordenador técnico da viagem, reconhece que o Peru faz um excelente trabalho na divulgação em todo o mundo do turismo amazônico, e hoje é o destino referência para quem quer conhecer a floresta tropical. “O país divulga seus produtos de forma sistemática em importantes feiras internacionais de turismo, mostrando a biodiversidade da selva amazônica peruana”, afirmou Timo. Segundo ele, isso é possível porque o Peru tem apenas três pontos fortes de atração: a Costa, estreita área litorânea com clima quente no norte, temperado no centro e desértico e seco ao sul; a Serra, zona central com grandes altitudes, onde estão Cuzco, Machu Pichu e Nazca; e a Selva, que corresponde a quase 60% do território e com diferentes ecossistemas. “No Brasil é diferente porque temos um grande número de atrações (carnaval, praias, nordeste, pantanal, Bonito, Chapadas, Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazônia, entre tantos outros), o que torna o trabalho de divulgação mais difícil”, observou.

Trilhas guiadas



Além de conhecer os lodges amazônicos, os brasileiros fizeram longas caminhadas por trilhas na reserva de Tambopata acompanhados de guias, visitaram o Lago Sandoval, o “Canopy” (conjunto de passarelas no topo das árvores para observação de animais e aves), navegaram pelos principais rios da região e ouviram representantes da comunidade nativa sócia da Pousada Amazonas, que tem participação na administração e nos lucros do empreendimento. O grupo também se reuniu em Lima com representantes do Ministério do Turismo e diretores da PromPerú, empresa responsável pela promoção do turismo peruano em todo o mundo.

Comentários