DESTINO IGUAÇU JÁ TEM EVENTOS CAPTADOS ATÉ 2015

Também já foi prospectado um evento religioso internacional para 2012 com a participação de 20 mil jovens carismáticos


Conforme dados do Iguassu Convention & Visitors Bureau/ICVB, em 2015, o Destino Iguaçu vai sediar o 33º Congresso da União Internacional de Bioquímica e Biologia Molecular, captado com apoio da Embratur, que terá a participação de 07 mil profissionais de diferentes países. A Igreja Católica também deseja promover o Movimento de Renovação Carismática, evento que reúne cerca de 5 mil jovens estrangeiros e 15 mil brasileiros em 2012. Já este ano, o período considerado de baixa temporada no turismo foi fomentado por inúmeros eventos nacionais e internacionais realizado no primeiro semestre. A construção da imagem do Destino Iguaçu é ordenada por uma gestão integrada e grandes resultados já são computados no turismo das Três Fronteiras e no setor de eventos não é diferente.

Vários fatores contribuíram para o fomento para sediar novos congressos, convenções, encontros e feiras, como o aumento de voos e ampliação e melhorias nos espaços e serviços para a realização dos mais váriados tipos e tamanhos de eventos. Um exemplo disso foi a quantidade recebida no mês de março deste ano e com diferentes tipologias como; medicina, saneamento, ambiental, religioso e transporte, ultrapassando a casa dos 9 mil participantes e destes, muitos vem acompanhados por seus familiares. Nos meses seguintes, somados com feriados prolongados, o fomento foi ainda maior, deixando os hotéis com uma ocupação média de 60%, alavancando consideravelmente a baixa temporada.

Segundo estatística do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade/ICMBio, o turismo cresceu em cerca de 11% no primeiro semestre, comparados com 2009. “O turismo como um todo teve um aumento considerável, porém o turismo de eventos vem contribuindo positivamente para o fomento e aumento dos números econômicos do Destino Iguaçu”, complementa o presidente do Iguassu CVB, Camilo Rorato.

Sazonalidade – A reestruturação e melhorias no turismo e nos espaços para eventos foram fundamentais para a economia de Foz do Iguaçu, principalmente no período considerado de baixa temporada, quando havia um declínio vertiginoso, deixando o setor, muitas vezes no vermelho. Com o crescimento do setor, muitos hotéis menores são beneficiados e não somente o hotel sede do evento. O Rafain Palace Hotel & Resort ampliou o expocenter de 8 mil metros para 18 mil, o que levou a ganha por dois anos consecutivamente o Prêmio Caio, como maior centro de eventos dentro de hotel. No primeiro semestre, o Rafain Palace recebeu 60 eventos, entre pequenos, médios e grandes e até dezembro, mais 50 deverão ser realizados no hotel. “Temos uma equipe de captação de eventos em Foz do Iguaçu, além de São Paulo e Rio de Janeiro, por saber que o turismo de eventos é um grande fomentador da economia local no período de sazonalidade. Também estamos buscando eventos com permanência maior na cidade”, informa o gerente comercial do Rafain Palace, Candido Ferreira.

No primeiro semestre de 2010, o Destino Iguaçu apoiou a captação de 9 eventos que vai acontecer até 2015 e até junho deste ano, já foram realizados 29 eventos, onde o Iguassu CVB esteve presente, seja com apoio fornecendo material institucional ou auxiliando na indicação de serviços de Foz do Iguaçu. Estão em processo de captação auxiliado pelo setor de eventos do ICVB, congressos, encontros, feiras, somando um total de 22, divididos entre as áreas de medicina, administração, agricultura, transporte, esportes, construção, comunicação e cultura. “O ICVB está prestes a fechar contrato com um executivo, que não só virá para estruturar o setor de eventos, mas também para implantar uma dinâmica mais estratégica e agressiva na área de captação de eventos nacional e internacional, afirma o vice presidente do ICVB e Secretario Geral do Fundo Iguaçu, Enio Eidt. O Fundo Iguaçu foi criado para dar sustentação financeira ao projeto Foz do Iguaçu Destino do Mundo.

fonte- Assessoria de Imprensa do Convention Foz

Comentários