Benchmarking leva empresários brasileiros ao Peru

Turismo de selva e de base comunitária é o foco de análise desta etapa do Programa



Empresários brasileiros que atuam no segmento de turismo de selva e de base comunitária farão visitas técnicas nas cidades de Lima e Puerto Maldonado, no Peru, durante a semana de 16 a 20 de agosto. Eles participam do Programa “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo - Aprendendo com as Melhores Práticas Internacionais”, executado pela ABAV em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e EMBRATUR. O objetivo do programa é identificar boas práticas na operação deste segmento do turismo que possam ser adotadas no Brasil. Segundo informou Antonio Azevedo, diretor da ABAV responsável pelo Programa, “a escolha do Peru para esta etapa do Benchmarking se deve ao fato do país ser referência mundial em turismo de selva e de base comunitária”.

Ecoturismo sustentável

A Amazônia peruana ocupa cerca de 60% do território do país, que está na 3º posição no seleto grupo de oito países com maior biodiversidade do planeta. Puerto Maldonado está localizada no sudeste do Peru, no Estado de Madre de Deus, próxima a Cusco, em uma região de selva exuberante e rios sinuosos. Conhecida como capital da biodiversidade, a pequena cidade de 25 mil habitantes é o ponto de partida para conhecer alguns dos parques nacionais e reservas da região com bem-sucedidas experiências de ecoturismo sustentável com apoio às comunidades locais.

Azevedo explicou que um dos focos de análise do Benchmarking será o hotel de selva Inkaterra Reserva Amazônica, fundado em 1975 e que inseriu em suas operações de turismo de luxo iniciativas de voluntariado e boas práticas sociais e ambientais, que poderão servir de referência para empreendimentos no Brasil. O hotel fica às margens do Rio Madre de Dios (Madre de Deus), em uma reserva ecológica privada dentro da Amazônia. O hotel fica às margens do Rio Madre de Dios (Madre de Deus), em uma reserva ecológica privada dentro da Amazônia.







Empresa e comunidade

Os participantes do Benchmarking também irão conhecer a experiência da “Rainforest Expeditions”, mundialmente conhecida e precursora do turismo de selva e de base comunitária, iniciativa pioneira. Em um de seus alojamentos, o“Posada Amazonas”, dentro da comunidade nativa de Infierno, foi firmado em 1996 um acordo inédito e histórico, que garante por 20 anos a transferência de 60% do lucro da empresa para a comunidade local, como forma alternativa de desenvolvimento econômico sustentável.

Em Lima, a programação prevê reuniões de trabalho com representantes do Ministério do Turismo com a Comissão para a Promoção e Exportação do Peru (Prom Peru) e com empresários do Inkaterra e Rainforest Expedition.

Após o retorno ao Brasil, os participantes do Programa têm a tarefa de promover encontros em seus Estados de origem para repassar para outros empresários do setor os conhecimentos obtidos no Peru. Esta é a terceira etapa do “Benchmarking 2010, Excelência em Turismo”. A primeira foi realizada em março na República Tcheca, e a segunda em junho, na Itália.

Comentários