Apaixone-se pela Cartagena de Gabriel García Márquez



Conheça um roteiro inusitado pelos lugares que inspiraram e ainda inspiram o escritor numa das mais belas cidades da Colômbia

As estreitas ruas de Cartagena de Índias são um convite ao passado seja pelo esplendor dos seus antigos casarões e por sua arquitetura colonial espanhola ou pelos impressionantes monumentos militares e religiosos. É nesta cidade colombiana que as cores e a cultura exaltam a alegria do seu povo. Foi lá também que o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, ambientou alguns de seus romances e atualmente aproveita para encontrar velhos (e talvez novos) amigos.
Uma sugestão para começar o roteiro a la García Márquez é passar pelo número 3-81 da rua de San Juan de Dios, antiga sede do jornal liberal El Universal, onde Gabo deu os primeiros passos no jornalismo. Na mesma rua fica a sede da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano, fundada em 1994 pelo escritor, seu irmão Jaime Garcia Márquez e o então diretor do Canal Regional de Televisión del Caribe colombiano (Telecaribe), Jaime Abello Banfi.
Ainda no centro histórico da cidade, a propriedade onde hoje funciona o hotel Sofitel Santa Clara foi lugar de inspiração para parte do livro Do Amor e Outros Demônios. No então convento de Santa Clara, o padre Cayetano Delaura se apaixonou pela jovem Sierva María de Todos los Ángeles quando foi exorcizá-la. Hoje, este hotel de luxo localizado no coração do Centro Histórico da cidade fica justamente ao lado da casa do Prêmio Nobel.

Vale lembrar que a cidade também foi o principal local de filmagem de O Amor nos Tempos do Cólera. Adaptação de um dos mais belos romances de Gabo, o filme foi dirigido por Mike Newell e traz no elenco Javier Bardem, Catalina Sandino Moreno, Benjamim Bratt e Fernanda Montenegro. Quem assistiu ao filme com certeza vai apreciar as cores de Cartagena com outro olhar.
Depois de passear por cenários onde García Márquez viveu e também de onde tirou ideias para seus livros, você pode tentar contatá-lo pessoalmente e quem sabe autografar o seu Cem Anos de Solidão. Num golpe de sorte você pode encontrar Gabo degustando as empanadas de camarão e os frutos do mar empanados do Bazurto Social Club, acompanhado de um delicioso vinho branco ou champanhe e de bons companheiros. Fadia de La Rosa, uma das proprietárias do local, conta que sempre que está na cidade, o escritor dá o ar da graça.

“Por ser amante da cultura caribenha, chamou muito sua atenção quando várias pessoas na cidade lhe falaram de um lugar pitoresco no bairro de Getsemani e com um nome que enaltecia o mercado popular de frutas de Bazurto. Além disso, o lugar detinha todas as características caribenhas (do ponto de vista gastronômico, musical e cultural) e era o único local da cidade que fazia um tributo a real Cartagena, com suas cores, tambores africanos, sabores e pratos típicos e a alegria do seu povo. Ele ficou ansioso para conhecer este espaço onde poderia reencontrar a Cartagena do seu coração”, revela.

Desde então, o escritor virou habitué do Bazurto Social Clube em suas temporadas em Cartagena. O ilustre cliente está no cardápio e na parede, representado em uma foto que tirou no bar em uma de suas visitas. Anote: seus dias preferidos são sexta e sábado, por volta das 22h. Ele sempre reserva por telefone a mesma mesa para 10 pessoas (mesmo que seja um número menor), porque gosta de estar rodeado de bons amigos para conversar e escutar os tambores e cantos africanos do grupo que se apresenta ao vivo.

Se Gabo coleciona sucessos, Fadia coleciona histórias. Ela se lembra que em uma noite um casal de artistas de rua foi convidado para apresentar o seu show com marionetes dançando as músicas típicas de Cartagena e do Caribe. Ao som do reggaeton, champeta, salsa e calypso, García Márquez teria se manifestado dizendo que os dois eram os melhores artistas de marionetes que ele havia visto e os que mais o tinham feito rir e que seria uma benção se ele pudesse dançar do mesmo modo.

A proprietária o descreve como uma pessoa divertida e relembra outra situação inusitada: imagine entrar no bar e ser recebido pelo escritor em pessoa! Isso mesmo. Segundo ela, em algumas ocasiões, Gabo faz as vezes de host e cumprimenta os clientes com um: “Bem vindos! Esta é a minha casa”.

Serviço:
Antiga sede Jornal El Universal
Rua San Juan de Dios, número 3-81, Centro Histórico de Cartagena

Hotel Sofitel Santa Clara
Rua Del Torno 39-29, bairro San Diego, Centro Histórico de Cartagena
Tel: 00 (XX) 575 6504700 / 6648040

Bazurto Social Club
Avenida del Centenario, número 30-42 (em frente ao parque Centenario), bairro de Getsemani, Centro Histórico de Cartagena
Tel: 00 (XX) 575 6643124 Email: bazurtosocialclub@gmail.com
Preços de US$ 6 até US$ 25

Mais informações sobre Cartagena de Índias e outras cidades colombianas:
www.colombia.travel

Comentários