ABAV/RJ recebe palestra sobre Centrais de Negócios




Com o intuito de oferecer aos associados melhores condições de competitividade e ajudá-los na superação dos atuais desafios, a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ) promoveu hoje a palestra Centrais de Negócios para Lideranças, uma iniciativa do Proagência II, parceria da Abav e Sebrae Nacional.



No encontro, o gestor estadual de associativismo do SEBRAE, Ricardo Amaral, e o consultor da instituição, José Antônio Pereira, apresentaram o modelo de Centrais de Negócios, que sugere o agrupamento de agências de viagens de pequeno e médio porte, que tenham interesses em comum, para desenvolver ações econômicas conjuntas.



Segundo Pereira, o associativismo fortalece pequenas e médias agências que, atualmente, fazem parte de um cenário econômico cada vez mais competitivo. “Qualquer ação em conjunto traz um retorno muito melhor”, garante o consultor. Para Amaral, o modelo de Centrais de Negócios é um caminho que, mais adiante, se tornará obrigatório. “O associativismo é exigência do mundo globalizado, quem caminhar sozinho pode estar predestinado ao fracasso”, avisa o gestor.



Além do maior potencial de competitividade, os profissionais ressaltaram outros benefícios do associativismo, como o aumento da rentabilidade, o acesso a novos nichos de mercado e a tecnologias com custo reduzido, a maior capacitação de mão de obra, a troca de experiências e maior acesso à informação e a redução de custos com compras conjuntas.



O SEBRAE criou uma metodologia que orienta os grupos de agentes de viagens interessados no associativismo, coordenando as ações conjuntas de acordo com a realidade e necessidades de cada um. O programa consiste em seis etapas. Todo o processo de formação dos grupos levará cerca de 9 meses. Quem quiser participar de uma Central de Negócios pode entrar em contato com Patrícia Mattos, do SEBRAE, através do telefone 2212 7936 ou email pcarmo@sebraerj.com.br.



Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no endereço: http://www.sebraerj.com.br/main.asp?View={1741C46D-046B-4F3B-8C65-BFF1B096A735}





Legenda foto: O consultor do SEBRAE , José Antônio Pereira, o gestor estadual de associativismo da instituição, Ricardo Amaral, e a diretora secretária da ABAV/RJ, Rosele Pimentel.

Comentários