22º Festival do Turismo de Gramado Aquecimento da economia e Brasil em alta no turismo favorecem negociações no Festival

O hábito de viajar vem tomando cada vem mais espaço na vida dos brasileiros. Esta constatação vem sendo apontada em diversas pesquisas feitas no segmento. A FGV (Fundação Getúlio Vargas) revela que só no primeiro semestre de 2010 o volume de desembarques aéreos domésticos cresceu cerca de 30% comparado com mesmo período de 2009. No total do ano passado foram registrados 56 milhões de embarques domésticos. A melhora no poder aquisitivo das classes C e D, financiamentos e bons preço geraram este aumento na demanda.



Os diretores do Festival do Turismo de Gramado, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, já perceberam essa melhoria no mercado interno e apostam. “O povo brasileiro, mesmo de classes mais baixas, em função da estabilidade econômica, tem condições de planejar suas férias, seu lazer. De investir em viagens, conhecer outros destinos".



Para eles, este aquecimento vai movimentar também os negócios internacionais durante o Festival. “O Brasil é hoje um emissor em potencial e tem despertado o interesse dos diferentes destinos internacionais. Acredita-se que teremos uma participação limitada da Europa e dos Estados Unidos. No entanto, teremos uma grande participação dos países da América do Sul”.



Além do aumento no número de viajantes brasileiros, o Brasil como destino de viagens vem sendo cada vez mais buscado pelos turistas. Segundo o Departamento de Comércio do Consulado Geral dos Estados Unidos no Brasil, todos os olhos estão voltados para o nosso país. Tanto no turismo de lazer quanto de negócios, o país está em 5º lugar. Muito disto está condicionado à curiosidade sobre o país que receberá milhares de pessoas na realização da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.



Na visão de Marta, Eduardo e Marcus, independente de qualquer situação, a participação no Festival é sempre avaliada como positiva por seus expositores. “É uma feira que se consolidou no mercado, justamente por ter seu foco voltado para os negócios. Quem vem para Gramado sabe que, acima da promoção, divulgação, estreitamento de relações, os negócios efetivamente acontecem, pois há a certeza de que os agentes de viagens que circulam nos corredores do Festival visitam o evento com objetivos bem pontuais, comprar ou conhecer novos produtos”, avaliam.





SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico - em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil pessoas. A cada ano, a feira recebe mais e mais profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Comentários