Voos charter de Lisboa para o Maranhão são adiados

EuroAtlantic e TerraBrasil foram forçadas a adiar a operação para o Maranhão.

Os voos charter entre Lisboa e o Maranhão, operados pela EuroAtlantic, foram adiados. Previstas para este mês, estas ligações especiais foram adiadas para as férias do final do ano e para julho do próximo ano, por decisão do operador turístico português TerraBrasil.

Os motivos alegados foram a crise financeira que atingiu a Europa e a realização da Copa do Mundo na África do Sul, apontada como responsáveis pela baixa procura dos destinos maranhenses.

O secretário de Turismo do Maranhão, Tadeu Palácio, assegurou que o governo cumpriu todas as fases do processo e não mediu esforços para que não houvesse o adiamento. "Fizemos tudo que podíamos, dentro de toda a legalidade, para manter os voos durante o período, porém, a crise no mercado europeu adiou a concretização da operação", afirmou o secretário de Turismo, citado no portal do Governo do Maranhão.

Tadeu Palácio destacou que o Governo do Estado se cercou de profissionais renomados na área do turismo mundial. Além da TerraBrasil, fechou parceria com a Chias Marketing, responsável por destinos turísticos como Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. "Continuaremos o trabalho iniciado para que os voos aconteçam com sucesso no fim do ano e para que São Luís viva sua vocação turística com plenitude", declarou.

A direção da TerraBrasil, segundo o Governo do Maranhão, esclareceu que todos os esforços foram feitos para que o voo não fosse adiado. Com esse objetivo, a operadora tentou unir a cidade de Natal no mesmo pacote, como um apelo a mais para a realização do voo charter, mas mesmo assim a resposta não foi positiva. Houve ainda a tentativa de uma parceria com outras operadoras portuguesas de grande porte, caso do Mundo Vip e da Abreu.

Expectativa renovada

O trade turístico de São Luís recebeu a notícia com surpresa, mas renovou a expectativa para as novas datas. "Reconhecemos os problemas apontados pela TerraBrasil e sabemos que até os voos já consolidados sofreram baixa nesse período", declarou Ana Carolina Medeiros, presidente da Skal Brasil (movimento internacional a favor da integração do trade turístico), vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV/MA) e diretora da Taguatur Turismo.

"Esses pacotes são extremamente importantes para o Maranhão, porém a expectativa continua porque, assim como o mês de julho, o fim do ano também é bastante atrativo para o europeu", complementou.

"Portugal, assim com outros países da Europa, vive atualmente uma crise financeira que tem feito os potenciais clientes optarem por destinos mais econômicos e mais presentes na mídia européia, como por exemplo a Jamaica e outras ilhas do Caribe", declarou Fernando Santos, diretor Comercial da Rio Ave Turismo, empresa de receptivo responsável em atender os clientes da operadora portuguesa TerraBrasil no Maranhão.

Santos destacou que a parceria com a empresa portuguesa, no fim da década de 1990, rendeu bons frutos para o Maranhão. Investidores lusitanos instalaram grandes empresas nos ramos imobiliários, da construção civil e redes hoteleiras, a exemplo dos hotéis Pestana (comprou e reformou o antigo Sofitel) e Luzeiros (construiu uma unidade na praia de São Marcos). As informações são do Governo do Maranhão.

fonte: Portugal Digital

Comentários