TAM terá escritório próprio em Hong Kong

'Back office' vai dar apoio ao crescimento dos negócios da companhia na Ásia

A TAM vai inaugurar até o final deste ano um escritório administrativo e comercial próprio (back office) em Hong Kong para dar suporte ao crescimento de suas atividades na Ásia. Atualmente, a companhia possui representações comerciais na Coréia do Sul, Índia, Japão, Tailândia e Taiwan. A nova estrutura comercial prevê também uma gerência na China (Pequim e Xangai) e no Japão (Tóquio).

A TAM atende diversos destinos no continente por meio de acordos comerciais e parcerias (codeshare). Segundo o vice-presidente Comercial e de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, a expectativa é que o faturamento da companhia no mercado asiático tenha um crescimento considerável nos próximos anos, ancorado na nova estrutura da TAM na Ásia, no trabalho dos representantes locais e na entrada da TAM na Star Alliance.

O trabalho a ser desenvolvido em Hong Kong será gerenciado pelo executivo Thierry Curey, que trabalha atualmente como gerente comercial da TAM na Europa. O novo escritório será o terceiro back office internacional da TAM, que já conta com modelos semelhantes na Europa (Madri) e Estados Unidos (Miami).

A estrutura de negócios adotada pela TAM faz parte de sua estratégia de expansão no mercado internacional. Além dos back offices, a companhia possui representações comerciais em mercados que não são atendidos por voos próprios, também chamados de bases offline.

"Acreditamos muito em nosso modelo de negócios. Encerramos 2009 com 18 bases offline no exterior e hoje estamos presentes em 51 mercados distribuídos pela Europa, Ásia e Oriente Médio, além dos escritórios montados nos países que atendemos com voos próprios", afirma Castello Branco.

A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de junho com 42,9% de market share. A companhia voa para 44 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 88 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 86,5% em junho. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.172 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelização para companhia aérea no Brasil. O TAM Fidelidade possui hoje 6,9 milhões de associados, já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus.

Comentários