Semana de Vela de Ilhabela oferece atividades físicas, culturais e entretenimento aos turistas



fotos - Reginaldo Pupo

Evento, que está em sua 37ª edição, ocorre entre os dias 17 e 24 de julho na cidade do litoral norte de São Paulo

Entre os dias 17 e 24 de julho, Ilhabela sedia a 37ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Cerca de 150 barcos e 1500 velejadores disputarão o título da mais importante competição da modalidade de toda a América do Sul. A expectativa é que a cidade receba, no evento, mais de 30 mil turistas que poderão assistir a disputa náutica e desfrutar de momentos de lazer gratuitamente, já que estão programadas diversas atividades esportivas e culturais. As atrações vão até 1º de agosto.

De 17 de julho a 1º de agosto (com exceção das segundas-feiras), às 10h da manhã, no palco montado na Praça das Bandeiras, na Vila, o público poderá aproveitar aulas de yoga, ginástica localizada, tai chi chuan e alongamento. À tarde, as crianças poderão se divertir com apresentações de teatro infantil. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Marrom, João Cabeça de Feijão e Ciranda das Flores são alguns dos espetáculos confirmados.

Ilhabela é um dos maiores pontos de ocorrência de naufrágios no Brasil. Diversos materiais encontrados nas buscas de navios naufragados, como o Príncipe das Astúrias, Concar e Velásquez, estarão no Museu do Naufrágio, que será inaugurado no dia 17 de julho, sábado, às 11h, no novo complexo comercial da ilha, o Ancoradouro Village (Rua Luís Ameixeiro, 47). Além disso, durante a Semana de Vela, será realizada uma exposição, na Secretaria de Cultura, na Vila, com talheres, pratos, bússolas e outros objetos encontrados nos navios que afundaram ao redor de Ilhabela. Os amantes dos sete mares podem ainda participar de um workshop de nó náutico, nos dias 22, 24, 25 e 29 de julho, a partir das 17h, no Palco Praça das Bandeiras.

Para curtir a noite na cidade, vários shows estão programados entre 17 e 31 de julho. Entre eles, o cantor Simoninha, que se apresentará no dia 24 no palco do da Praça das Bandeiras. Além dele, os apreciadores de uma boa música poderão assistir a cantora de jazz Izzy Gordon, a Orquestra Popular de Ilhabela, as bandas Blackmmodoro e Quasímodo, entre outras atrações. Os shows de stand-up de Fabiano Cambota, Fábio Lins, Murilo Gun, Rogério Morgato e Gus Fernandes vão garantir boas risadas aos presentes.

Quem preferir um programa mais tranquilo pode optar por uma sessão de cinema, na sala montada exclusivamente para o evento na Praça das Bandeiras. São filmes de vários gêneros, desde infantil a suspense, passando por uma boa comédia. A Era do Gelo 3, O Fada do Dente, Invictus e O Informante são algumas das opções.


PROGRAMAÇÃO – SEMANA INTERNACIONAL DE VELA DE ILHABELA


Yoga, Ginástica Localizada, Tai Chi Chuan e Alongamento

17 de julho a 1ª de agosto (menos às segundas-feiras)
10h

Exposição de Naufrágios
17 a 24 de julho

8h às 17h

Workshop de Nó Náutico
22, 24, 25 e 29 de julho

A partir das 17h

Apresentações de Teatro Infantil
17, 18, 21, 23, 24, 28, 29, 30 e 31 de julho

16h

Shows Musicais/Stand-up comedies

17 a 31 de julho (menos às segundas-feiras)

21h

Cinema

17 de julho a 1º de agosto (menos às segundas-feiras)

14h às 22h

Sobre a Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela – Seu objetivo é planejar ações que busquem novos mercados, alinhando as realizações de sua pasta com o Plano Aquarela, do Ministério do Turismo. Tem como princípio ampliar a abrangência para atrair novos visitantes de dentro e fora do país. A promoção por meio de feiras é uma das atividades, além de projetos como o Geor – Gestão Estratégica para Obtenção de Resultados, do Sebrae, que busca a capacitação de todo o trade turístico. A Secretaria é administrada por Djane Vitoriano de Jesus, formada em Turismo, pós-graduada em Auditoria Ambiental e MBA em Direito Ambiental.

Comentários