RECEBENDO E-MAILS DE TODO O PAÍS DE JORNALISTAS QUE ESCREVEM TURISMO

ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA NO PORTAL MERCADO ABERTO -NATAL

Jornalista potiguar faz levantamento de profissionais que escrevem sobre turismo
A jornalista espera conseguir outros progressos através da pesquisa.
Por
Felipe Gibson

Antes tratado de maneira generalista nas redações, o turismo aos poucos conquistou seu espaço e atualmente já pode ser visto como um assunto trabalhado de maneira especializada. Mas quantos são os jornalistas de turismo do Brasil? Quem são? Onde trabalham? São alguns dos questionamentos em resposta enxergados pela jornalista Cristina Lira, que por meio de uma pesquisa nacional tenta diagnosticar a lacuna.

Especializada na área há 20 anos, Cristina Lira começou nesta semana o levantamento que segundo ela funcionará como “uma radiografia do jornalismo de turismo”. A jornalista potiguar, formada pela Universidade de Brasília, explica que entre outras utilidades, o banco de dados facilitará o trabalho na cobertura de eventos do setor turístico, com a identificação prévia dos profissionais que trabalharão nas coberturas.

Para concluir a pesquisa, Cristina vai apurar as informações com as secretarias de turismo dos estados, entidades, associações de classe, além de utilizar mídias sociais para levantar o número de jornalistas do país que escrevem sobre o turismo. “É um trabalho lento, não dá para estimar um tempo certo. A previsão inicial é de seis meses”, pontua.

Mais do que um banco de dados ainda inexistente, a jornalista espera conseguir outros progressos através da pesquisa. “É um forma de fazer com que os órgãos valorizem os profissionais”, explica. Existe ainda a pretensão de solicitar ao Ministério do Turismo, cursos de capacitação, que vêm sendo promovidos para outros prestadores de serviço do setor turístico visando a Copa de 2014. “Assim como outros profissionais, o jornalista também tem que se reciclar”, ressalta.

Antes de cadastrar os profissionais, Cristina Lira reforça que uma checagem será realizada sobre o trabalho dos que enviarem seus dados. “Vamos considerar aqueles que escrevem diariamente sobre turismo. Alguém, por exemplo, que faz um artigo ou outro não será considerado. Colunistas sociais que divulgam turismo também serão cadastrados”, detalha a jornalista.

Atualmente colunista do Jornal de Hoje e Metropolitano, Cristina Lira é também assessora da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). A jornalista acumula ainda passagens pelo jornal Estado de Minas, na sucursal de Brasília, Diário de Natal, Tribuna do Norte, e diversas assessorias de imprensa, com destaque para a Secretaria Estadual de Turismo, onde trabalhou por seis anos.

Para entrar na lista, o jornalista de turismo deve enviar nome, veiculo que escreve, endereço, e e-mail para cristinalira@ig.com.br.

Comentários