Projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional

O Projeto 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil, é fruto da parceria do Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional e Fundação Getúlio Vargas, e é uma verdadeira ferramenta de planejamento.

Dentro do projeto temos 13 Dimensões sobre INFRAESTRUTURA GERAL, SERVIÇOS EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS, ACESSO, ATRATIVOS TURÍSTICOS, MARKETING E PROMOÇÃO DO DESTINO, POLÍTICAS PÚBLICAS, COOPERAÇÃO REGIONAL, MONITORAMENTO, ECONOMIA LOCAL, CAPACIDADE EMPRESARIAL, ASPECTOS SOCIAIS ASPECTOS AMBIENTAIS E ASPECTOS CULTURAIS e suas 62 Variáveis que permitem ao MTur conhecer a conjuntura dos Destinos, como é conhecido, de acordo com o Plano Nacional de Turismo (PNT 2007-2010) Indutores do Desenvolvimento Turístico. São no total 65 Destinos Turísticos e João Pessoa é um deles.

Esse é um Projeto onde o Ministério do Turismo descentralizou suas ações do poder Público e coube a ele enquanto poder público (nas três instâncias: Federal, Estadual e Municipal), trabalhar juntamente com a iniciativa privada e terceiro setor, com base no conhecimento do Relatório Brasil, e com isso, somar esforços para aprimorar as condições dos 65 Destinos Indutores, visando à ampliação de sua competitividade e assim oferecer um atendimento de qualidade internacional a turistas brasileiros e de todas as partes do mundo. Isso se deu, porque, apesar do Brasil ter belezas naturais e um povo reconhecidamente gentil e hospitaleiro, é preciso trabalhar para contarmos com melhor infraestrutura e mão-de-obra qualificada para sermos cada vez mais competitivos. Isso é indispensável no mundo globalizado.

Com isso, o MTur lançou o Plano Nacional de Turismo 2007-2010, contemplando, entre quatro metas, estruturar 65 Destinos com padrão de qualidade internacional até 2014. A proposta e o número não foram escolhidos ao acaso. Partiram de um estudo do MTur, FGV e SEBRAE Nacional, focado no turismo e fortalecido pela gestão descentralizada e participativa da Política Nacional de Turismo.

Em complementação a esse processo de gestão, o Ministério do Turismo disponibilizou uma ferramenta eletrônica (SG65) que proporciona um método automatizado para a gestão da competitividade e promove a articulação das ações entre o Ministério do Turismo e os 65 destinos indutores. E mais: o MTur apóia todas as ações efetivas do Grupo Gestor e proporciona assim ao gestor público a geração de métricas relativas às ações priorizadas pelo destino com base no estudo de competitividade.

Todos esses esforços, realizados em simetria com as diferentes esferas governamentais e a sociedade civil, contribuíram para que houvesse um grande avanço na expansão e no fortalecimento do mercado turístico interno, com especial ênfase na função social do turismo como gerador de emprego e renda, aumentando assim a qualidade de vida da população atuante no setor.

Como consequência dessas iniciativas, o Brasil se consolida definitivamente como um dos principais destinos turísticos mundiais.



O Grupo Gestor de João Pessoa é Coordenado por mim e recentemente no 5º Salão de Turismo fui eleita Representante do Nordeste. Fazem parte do Grupo Gestor de João Pessoa as entidades públicas e privadas como: SETUR, SETDE, FÓRUM TURÍSTICO DO LITORAL, BNB, SEBRAE, APRASUB, APETEP, SINDHOTEL, ABRASEL, ABAV, JPAC&VB, UFPB, IESP, INPER E FATEC.





Alessandra Lontra
INTERLOCUTORA - COORDENADORA
GRUPO GESTOR 65 DESTINOS INDUTORES - JOÃO PESSOA-PB
REPRESENTANTE DO NORDESTE

E-mail: alessandralontra@gmail.com

Comentários