PROGRAMA "OLÁ TURISTA!" SERÁ LANÇADO NO RN NESTA SEGUNDA-=FEIRA

O programa “Olá, Turista!”, promovido pelo Ministério do Turismo e Fundação Roberto Marinho, será lançado, no Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira (12), às 9 horas, no Salão de Eventos do SEBRAE. O projeto, implementado no RN pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), tem a meta de capacitar nacionalmente cerca de 80 mil profissionais ligados ao setor de turismo nos idiomas inglês e espanhol e, assim, ajudar a qualificar o trade turístico no Brasil, visando a demanda de atendimento ao turista para a Copa de 2014.

Profissionais de diferentes categorias ligadas ao turismo poderão participar do projeto, como taxistas, garçons, camareiros, guias turísticos, telefonistas e recepcionistas. O programa contempla os 12 Estados que sediarão a Copa do Mundo no Brasil, em 2014 (RJ, SP, AM, PE, RN, MT, DF, PR, MG, RS, CE, BA).



As aulas de inglês e espanhol serão on line, no portal www.olaturista.com.br, site em que o aluno poderá acessar a ferramenta de e-learning com as aulas em cada um dos idiomas, tutoria à distância, além de roteiros de atividades adequados ao contexto de profissionais ligados ao turismo brasileiro. Há ainda as chamadas “salas de conexão” nas cidades participantes do projeto: ambientes equipados com recursos de multimídia e conexão de internet, para auxiliar os participantes que não contam com computador em casa ou nos locais de trabalho.



O setor turístico brasileiro vive um momento de grande expectativa de crescimento em função da realização da Copa do Mundo de 2014 – e, posteriormente, da escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Para além da paixão dos brasileiros pelo futebol, trata-se de um evento capaz de provocar impactos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva e de serviços relacionados ao turismo, além de ser de extrema relevância na promoção internacional do Brasil.



É uma oportunidade única, que pode e deve ser aproveitada para transformar o Brasil em um destino líder no mercado turístico mundial e também para consolidar o desenvolvimento sustentável do setor. O turismo brasileiro tem potencial para ampliar progressivamente a participação no mercado mundial. Uma das perspectivas apontadas pelos estudos elaborados sob orientação do Ministério do Turismo estabelece bases para definir a capacidade competitiva do setor, indicando que um crescimento expressivo e duradouro exige mais qualidade na estrutura e serviços, com mecanismos permanentes de monitoramento, com ações de promoção e instrumentos de regulação, entre outras questões.

Comentários