PRESIDENTE LULA E MINISTRO DO TURISMO LANÇAM CAMPANHA “O BRASIL TE CHAMA” EM JOANESBURGO



Nova campanha de promoção turística internacional da Embratur atinge cem países e 400 milhões de pessoas em todo o mundo



O mundo já está sendo convidado a visitar o Brasil, próxima sede da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Nesta sexta-feira (9), em Joanesburgo (África do Sul), foi lançada a nova campanha publicitária de promoção turística internacional, intitulada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”. São filmes, peças gráficas e ações em mídias sociais que convidam o mundo a visitar o país, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais. O objetivo é emocionar, impactar e motivar pessoas a realizar suas viagens, de lazer ou de negócios, no Brasil. A campanha foi feita pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), e será exibida a partir de 12 de julho, em TVs de vários países e na primeira página do YouTube.



O presidente Lula aposta que a Copa de 2014 será um cartão postal para o mundo enxergar o Brasil como uma grande economia. Dizendo-se feliz porque o país vive um momento excepcional, com crescimento econômico, do emprego e da renda, o presidente espera que em 2014 aconteça com o Brasil o que ele entende que ocorreu com o anfitrião da Copa deste ano. Para Lula, a África do Sul encantou o mundo e deixa uma imagem positiva, de um povo alegre, criativo e, ao contrário do que muita gente pensava, com grande capacidade de organização. “A FIFA nos deu a honra de organizar a próxima Copa, mas eu espero que esse seja um evento de toda a América Latina e não só do Brasil”, disse o presidente brasileiro.



“São ações ousadas, próprias do grande momento que o país vive. E é justamente da ousadia de um grande país que estamos falando”, disse o ministro brasileiro do Turismo, Luiz Barretto. A meta do Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional é que até o fim da próxima década a entrada de divisas no Brasil com o turismo internacional cresça 300% e dobre o número de visitantes estrangeiros. A nova campanha é parte da estratégia do Ministério do Turismo e da Embratur para incrementar o turismo internacional no País.



“Esta campanha é um grande avanço no posicionamento global do Brasil enquanto destino turístico. Vamos levar ao mundo o que o Brasil tem de melhor a oferecer ao turista, como sua diversidade, sua modernidade e, principalmente a alegria e o estilo de vida do povo brasileiro”, afirmou Jeanine Pires, presidente da Embratur.



O investimento alcança US$ 30 milhões até o final de 2010 – em ações que envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países.



No lançamento da campanha, realizado na Casa Brasil em Joanesburgo, foram apresentados os filmes “Apito Final” e “Sons do Brasil”, produzidos pelo cineasta Fernando Meirelles e dirigidos por Rodrigo Meirelles. Para o Ministério do Turismo e a Embratur, a grande exposição do Brasil na mídia internacional potencializa a exposição do país como sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na próxima década, e é uma oportunidade para aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, estimular o aumento da permanência e dos gastos, e ao mesmo tempo tornar o país mais conhecido no exterior, divulgando novos destinos turísticos brasileiros.



As ações para promoção turística internacional do Brasil incluídas na campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui” são:



Filmes – Após o encerramento da Copa do Mundo, será veiculado durante dois meses o filme de 30 segundos, nas emissoras de TV autorizadas pela FIFA a transmitir os jogos. Também será divulgado nas TVs internacionais (esportes e notícias) e no Youtube (também no dia 12/07) o filme “Sons do Brasil”. Serão cerca de dez semanas de veiculação com cobertura em mais de cem países e alcance possível de 400 milhões de pessoas em todo o mundo. A comunicação abrangerá as Américas, a Europa e países do Oriente Médio, África e Ásia.



Mídia exterior - Os destinos brasileiros são apresentados em painéis nos aeroportos, transportes públicos e outdoors em doze países;



Mídia impressa - Veiculação da campanha publicitária em jornais e revistas internacionais, em 27 países.



Livro “Brasil de todas as cores” - Publicação que apresenta as cinco regiões brasileiras, com foco nas 12 cidades-sede. Seu conteúdo é composto por imagens dos principais destinos turísticos do País e a visão de artistas, fotógrafos e representantes das artes brasileiras de renome internacional.



YouTube – No dia 12, o filme entra na primeira página do Youtube e nas três semanas seguintes em páginas internas, e no canal da Embratur no YouTube (www.youtube.com/visitbrasil). O canal disponibiliza mais de cem vídeos de destinos turísticos brasileiros, depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o País, com legendas em mais de 70 idiomas.



Hotsite “Seleção Brasileira das Cidades” - Apresenta o perfil, mapas, fotos e vídeos dos principais pontos turísticos das 12 cidades-sede em português, inglês e espanhol.



Aplicativo Mobile - Informações, mapas e dicas turísticas de cidades brasileiras podem ser acessados por meio de aplicativo desenvolvido pela Embratur para celulares. Permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps. O visitante pode baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via internet em seu celular, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile, pelo seu computador pelo endereço www.braziltour.com/mobile, ou ainda em salas de desembarque de dez aeroportos do país (até o fim do ano, em quatorze).



Redes Sociais e Internet- A Embratur utiliza estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, relacionamento via web com operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas internacionais e participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.



DVD “Panorama Brasil: Seleção Brasileira das cidades” - É destinado aos formadores de opinião e tem o objetivo de divulgar o País e as 12 cidades-sede para a Copa do Mundo FIFA de Futebol de 2014. Traz um panorama das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo no Brasil. Filmes de um minuto com imagens das cidades e principais atrações turísticas próximas foram produzidos juntamente com um vídeo de quatro minutos sobre o Brasil.



Veiculação de mídia exterior na África do Sul – Durante os jogos da África do Sul, foram instalados painéis, com imagens de destinos brasileiros, nos aeroportos e principais avenidas de Joanesburgo e Cidade do Cabo, além de painel no vitral do prédio Sandton Convention Centre, sede da Casa Brasil em Joanesburgo.



Material promocional para as 12 cidades-sede - Tem como objetivo manter na divulgação internacional do Brasil a mesma identidade visual utilizada pela Embratur. Para isso, foram sugeridos modelos de peças publicitárias para as cidades-sede.





Imagens:



Nome: Embratur 01

Legenda: O presidente Lula aposta que a Copa de 2014 será um cartão postal para o mundo enxergar o Brasil como uma grande economia.

Crédito: Divulgação / Embratur

Comentários