PREFEITURA DE TIBAU DO SUL,ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO EM PARCERIA COM O SEBRAE ORGANIZOU UMA MISSÃO A BONITO

A prefeitura de Tibau do Sul, através da sua Secretaria de Turismo e em conjunto com o Sebrae, organizou uma missão a Bonito a convite da Secretaria de Turismo local para observação do sistema de gestão turística local. Nesta missão estiveram presentes além do Prefeito Nilsinho, também a Secretaria de turismo Cristina Grahn, uma representante do Sebrae/RN, Daniela Tinoco e empresários locais. Na oportunidade foram recebidos na Prefeitura de Bonito onde puderam assistir a uma palestra na pessoa do Secretario de Turismo local, Sr. Augusto Mariano, sobre o sistema de gestão turística intitulado “Voucher Único”. Houve ainda a possibilidade de visitar alguns atrativos locais, agências de viagens, centro de convenção temático entre outros, e analisar tecnicamente a forma como está instalado este sistema de gestão turística, case study a nivel nacional e uma referência no turismo brasileiro, estando até mesmo indicados para uma justa homenagem e premiação da Unesco.



“O voucher único foi criado no município de Bonito em 1995, tendo representado a primeira ação, do então recém criado, Conselho Municipal do Turismo, sendo um documento padrão controlado pela Prefeitura Municipal. Isso possibilitou um melhor controle tributário, estatístico e até um medidor da capacidade suporte de cada atrativo, além da credibilidade entre consumidores, prestadores de serviço e empresas.

O sistema turístico construído no município tem sido visto como modelo de organização e respeito, tanto ao meio ambiente como ao turista e principalmente à comunidade local. O sistema, que num primeiro momento pode ser visto como fator limitador, devido ao cuidado ambiental, acaba por ser fundamental para a manutenção da prática do turismo responsável e, da preservação dos recursos naturais existentes na região. A limitação da quantidade de visitantes por dia em cada sítio turístico é um dos principais fatores do sucesso do turismo realizado em Bonito.

A eficiência e eficácia deste sistema está praticamente consolidada e aceita por todos os atores envolvidos na atividade. Trata-se de uma cadeia produtiva formada por inúmeros prestadores de serviços que buscam atender e superar as expectativas dos visitantes, no que se refere à qualidade dos serviços prestados. São serviços de alimentação, transporte, hospedagem, agenciamento, guias de turismo, souvenirs, entre outros.

Essas características chamam a atenção de outras administrações, estudiosos, acadêmicos e interessados nesse modelo de interação de todos os serviços oferecidos através do envolvimento da comunidade, buscando a harmonia da utilização dos recursos naturais, com a geração de emprego e renda, primando sempre pela sustentabilidade. São vários destinos turísticos e empresas que procuram o Município ao longo do ano, em busca do Modelo de Gestão Sustentável, como forma de inspiração para adaptar na sua realidade.”



Também Tibau do Sul e Pipa se espelharão neste exemplo de sucesso e pretendem adaptar o referido modelo no município, como forma de combate no médio e longo prazo, á queda na atividade turística na região. Trata-se de um passo de gigante na organização e estruturação do destino naquilo que se pretende uma mudança de página em relação ao passado e uma projeção moderna do destino para a próxima década. O projeto “Voucher Único” é não só um projeto da Prefeitura, mas também e principalmente um projeto do trade turístico e da comunidade local, que vão exigir uma grande maturidade empresarial local, uma grande eficácia e profissionalização do poder público municipal e uma adesão total dos vários players e intervenientes no projeto. Para o destino Pipa a adoção de um modelo de gestão turística destes, representa uma reconversão total da atividade turística na região, sobre a bandeira da sustentabilidade enquanto motor de desenvolvimento do destino. Um destino sustentável, ambientalmente preservado, comercialmente saudável e socialmente equilibrado.

Comentários