PORTALEGRE REALIZA SEU II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL EM AGOSTO





Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, Irah Caldeira, R3, entre outros



Uma das mais encantadoras regiões norte-rio-grandenses está localizada na chamada “tromba do elefante”, extremo oeste do Estado que reúne a combinação perfeita entre clima ameno, quedas d’água e altitude serrana de 710 metros em relação ao nível do mar. É Portalegre, a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró, a cidade que mais traduz todas essas potencialidades naturais e ainda coloca no caldeirão um sabor extra: a gastronomia. Com o tema “O Frio Continua e o sabor Aparece”, o município vai realizar, nos dias 6, 7 e 8 de agosto, o II Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, na praça Cel. Vicente do Rego Filho.
Promovido pela Prefeitura local através do prefeito Euclides Pereira de Souza e das Secretarias de Cultura e Eventos e de Turismo, com patrocínio do Governo do Estado, o evento tem a produção executiva da equipe dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN, sob a direção de Walde Faraj, Carlos Lira Jr, Witame Jr e coordenação gastronômica da chef Sanylle Faraj.
O enfoque será a gastronomia local e regional agregando valor aos produtos locais, como mel e castanha de caju. A programação envolve atividades gastronômicas e artísticas gratuitas para a comunidade e turistas, oficinas sobre diversos temas para adultos e crianças, cozinha-show, degustação de pratos elaborados pelos chefs a preços populares, concurso gastronômico valorizando os produtos típicos da região, restaurantes e bares, programação musical que prestigia a música de raiz, além de tenda-gourmet para degustação de vinhos e palestra sobre enologia.
Sobem a serra os chefs Sanylle Faraj, Artur Coelho, Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Thiago Gomes, Kayo César e mais uma equipe de alunos do curso superior de Gastronomia da Universidade Potiguar, e demais convidados. Haverá também atividades para crianças, como oficinas e apresentações circenses — palhaços, pernas de pau e malabares.
As secretarias de Cultura e de Turismo estão responsáveis pelo cadastramento das casas para aluguel, pois a rede hoteleira já está praticamente com leitos esgotados. De acordo com o secretário de cultura Temístocles Lucena, agentes sociais estão avaliando a estrutura das residências para o cadastro do turista que deseja uma hospedagem mais aconchegante. O cadastro já pode ser consultado através dos telefones abaixo.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL JÁ ESTÁ FECHADA

O Festival de Portalegre faz a diferença trazendo em sua programação musical um foco mais cultural, com atrações de alto nível sem fugir das raízes nordestinas. Na sexta-feira haverá shows de Alexandro Bandeira (coreto), a pernambucana Irah Caldeira (palco principal) e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar de grande prestígio nacional, Dorgival Dantas.
No sábado, as atrações são a banda Tree Gaúcho (coreto) e, no palco principal, Big Boy e Jovem Guarda encerrando com o sanfoneiro e grande cantador pernambucano Santana.
No domingo, o coreto recebe a Banda R3 de Natal, encerrando com o sanfoneiro cearense Waldonys e Anísio Junior e Forró Pé de Serra.

CIDADE INICIA FESTEJOS DE 250 DE FUNDAÇÃO

Portalegre já está em clima de comemoração dos seus 250 de fundação, em 2011. Terceira Vila da Capitania do Rio Grande do Norte, Portalegre foi fundada em 08 de dezembro de 1761, pelo Juiz de Fora de Olinda, o norte-alentejano Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco.
A origem do nome Portalegre é portuguesa, pois na região do Norte-Alentejo em Portugal, existe uma cidade com o mesmo nome, daí a origem da nossa Portalegre do Brasil. Em 2004, as cidades-irmãs oficializaram a parceria cultural.
A altitude máxima da Serra de Portalegre é de 710m. Possui um clima ameno, cujas temperaturas variam de 14ºC a 29ºC ao longo do ano. O município é rico em fontes naturais e cachoeiras, sendo uma destas perenes, que é a Cachoeira do Pinga com 96m de queda.


SERVIÇO
II FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE PORTALEGRE-RN
DE 6 A 8 DE AGOSTO. Oeste do estado, 266 km de Natal e 146km de Mossoró
Informações:
(84) 3377-2241/2196

Comentários