FESTIVAL GASTRONÔMICO DA PRAIA DA PIPA, LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO NORTE

A famosa Praia da Pipa, um recanto paradisíaco do município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, conta desde 2004 com as edições do Festival Gastronômico da Pipa, um acontecimento anual cheio de charme e sabor que já se configura como um dos atrativos do lugar. Com o objetivo de continuar a divulgar, promover e valorizar a gastronomia regional, bem como o aprimoramento de técnicas gastronômicas, a sexta edição do Festival Gastronômico da Pipa acontecerá de 10 a 18 do mês de outubro.
Durante o evento, que tem a duração de 10 dias e atrai um público muito especial, ocorrem diversas apresentações culturais (shows musicais e folclóricos, teatro e poesia), oficinas gastronômicas para adultos e crianças, exposições temáticas, exibições de filmes sobre cultura e gastronomia, consultoria e treinamento para estabelecimentos e profissionais participantes do Festival e o carro-chefe do evento, um Concurso Gastronômico que tem como principal objetivo a divulgação e a valorização da gastronomia regional.
O concurso visa a valorização e o respeito à cultura local do município de Tibau do Sul e do estado do Rio Grande do Norte. Avaliando a finalização das receitas inscritas, os profissionais da área de alimentos e bebidas do município (chefes, cozinheiros e auxiliares), o Concurso garante liberdade aos cozinheiros para criarem seus pratos, devendo dar a devida relevância a nossa cultura gastronômica, sendo obrigatória a inclusão de três componentes característicos das mesas do Nordeste em suas receitas, ou seja, elementos de uso comum nas cozinhas nordestinas. A participação no concurso fica restrita aos estabelecimentos que tiverem sede ou filial no município de Tibau do Sul.

Veja os Festivais Anteriores
2004 - 1º Festival
2005 - 2º Festival
2006 - 3º Festival
2007 - 4º Festival
2008 - 5º Festival

Comentários