Férias de verão na Europa



Junto com o sol e o clima agradável chegam também os festivais de música e artes, os esportes de aventura e as opções de descobrir as belas paisagens europeias

São Paulo, 16 de julho de 2010 - É verão na Europa. E junto com a estação mais quente do ano, chegam as opções para o turista praticar esportes aquáticos, desbravar os territórios por trilhas nas montanhas, participar dos festivais de música e artes e curtir o litoral e as belas praias.

Aproveite o clima agradável, que enche de colorido e luz os monumentos e as paisagens, e escolha seu roteiro preferido. E não se esqueça de equipar a bagagem com roupas leves, calçados confortáveis, óculos de sol e protetor solar.

Alemanha - Os meses de verão na Alemanha oferecem diversas atrações para os mais variados gostos. Os tradicionais festivais de música, famosos por reunirem milhares de pessoas em verdadeiras maratonas musicais, mesclam estilos, bandas e repertórios para todas as idades e gostos. Outra ótima opção para quem visita o país nessa época é conhecer a rota dos vinhos. No verão, o sol brilha sobre os morros repletos de videiras e o trajeto pode ser admirado a pé ou de bicicleta. Já os que procuram por esportes, não podem perder a incrível regata de Kiel, que é o maior evento de vela do mundo, e o maior festival de verão do norte da Europa.
Áustria - Há variados programas para que os visitantes desfrutem dos dias de calor que chegam a 30°C no país. Entre as principais atrações estão os populares lagos, que neste período, servem para amenizar o calor. O lago Fernsteinsee, na cidade de Tirol, fica 936 metros acima do nível do mar, e é considerado um dos mais bonitos de toda a Áustria. O lugar é propício à prática de esportes como scuba diving e natação, além de passeios de pedalinho. Já em Viena, os bares com cenários praianos oferecem coquetéis, música chill out e espreguiçadeira para relaxar. No mês de julho, em Innsbruck, performances espetaculares são exibidas no Festival Dança de Verão, evento reconhecido internacionalmente.
Espanha - Um destino privilegiado no verão, graças à luz solar intensa, a Espanha é dona de uma paisagem natural deslumbrante, unida a modernidade dos grandes centros. Para os turistas que gostam de muita animação, as Ilhas Canárias possuem praias lindas e natureza incomparável, como pode ser conferido no Parque Nacional del Teide, em Tenerife, a maior ilha do arquipélago. Já para os mais calmos, nos arredores de Madrid, fica a cidade de Aranjuez, onde estão os fascinantes Jardins del Príncipe e de La Isla, verdadeiros espaços da realeza espanhola para relaxar ou curtir um piquenique às margens do rio Tejo, tradição local da estação.
Grã-Bretanha - O verão na Grã-Bretanha tem clima agradável, que se torna moderado e fresco, na medida em que se segue para o norte. Vários festivais gastronômicos são realizados na Escócia nessa época do ano, como o Scottish Food and Drink Fortnight, que vai de 4 a 19 de setembro e ocorre simultaneamente em diversas regiões do país. A programação inclui desde feiras de produtores locais com direito a degustações até seminários com os melhores chefs escoceses. Para quem prefere esportes, a Inglaterra possui cerca de oito parques nacionais, com lagoas e bosques ideais para se explorar em caminhadas ou passeios de bicicleta. Na costa do País de Gales, aprecie o porto e as lindas paisagens e praias espetaculares.
Irlanda - A Irlanda possui um verão ameno e tranquilo, o que embeleza ainda mais seus cenários paradisíacos. A Lakelands, região dos lagos, oferece o melhor lugar para os turistas que gostam de ar livre, pesca e caminhadas. Para os que preferem aventuras, caiaques e windsurfe são os preferidos. Em Dublin, o “Summer Festival em Dublin”, que ocorre nos parques e espaços públicos em toda a cidade, oferece uma variedade fantástica de eventos. Assim, o turista poderá desfrutar as férias de verão com dias cheios de atividades divertidas para toda a família. Em 2010, os principais festivais de verão serão: Festival de Artes de Galway; Festival de Verão de Killarney; Festival de Culturais Mundiais; Festival de Artes Earagail; Festival Spraoi e o Festival de Artes de Kilkenny.

Itália - A grande variedade de paisagens e o clima com luz solar intensa durante a maior parte do ano, com um verão quente e seco, transforma o país no destino ideal para qualquer tipo de férias, principalmente as de verão. A Itália dispõe de mais de 30 jardins botânicos para explorar, assim como belos parques e recintos palacianos. Em todos os verões, na região da Toscana, é realizada a famosa Palio di Siena, corrida de cavalos que ocorre na Piazza del Campo, em Siena. O evento mobiliza toda a cidade, tanto turistas quanto cidadãos. Na bela Sardenha, ilha situada no Mar Mediterrâneo, o clima com altas temperaturas acompanha o turista em nas fantásticas praias do local.

Portugal - Com paisagens de encher os olhos e uma costa marítima muito variada, Portugal harmoniza sol e natureza. A calma ilha de Porto Santo, no Arquipélago da Madeira, envolvida por cenários naturais que variam entre quilômetros de praias tranquilas e o azul do mar cálido, é o local ideal para se desfrutar de areias finas e praticar mergulho. Já na região de Lisboa, às margens do rio Tejo, os dias de sol embelezam as paisagens históricas e parques naturais como Parques Naturais das Serras de Aire e Candeeiros, lugares com rica fauna e flora, perfeitos para a apreciação das diversas espécies de aves existentes no local. No Verão, Portugal apresenta um vastíssimo calendário de atividades culturais em todo o território, lembrando que até as 21 horas ainda há sol para iluminar os dias de quem visita este país.

República Tcheca - O verão entre as montanhas de Krkonoše, que estão localizadas em um parque natural, na República Tcheca, é apreciado pelos turistas que gostam de praticar caminhadas. Nesta estação, se iniciam os principais festivais folclóricos do país, que nas ruas das cidades, revivem os antigos costumes e tradições tchecos. Para os aventureiros, os dias de verão podem ser enfrentados por meio dos esportes aquáticos. O lago Máchovo jezero, muito procurado pelas suas grandes praias e por ser rodeado de florestas, possui uma ampla superfície que permite a prática de esportos aquáticos.

Suíça - Com rica paisagem natural, a Suíça oferece inúmeras atividades ao ar livre para todo o verão. Nadar no lago de Zurique, escalar uma das 48 montanhas de mais de 4 mil metros de altura ou até mesmo subir em um dos mais de 600 teleféricos para conhecer os Alpes são experiências que podem ser desfrutadas durante o verão suíço. Para os turistas que querem conhecer cada detalhe, são mais de 60 mil quilômetros de trilhas para caminhadas que cruzam todo o país. Os caminhos são bem demarcados e possuem diversos níveis de dificuldade.
Sobre a Comissão Europeia de Turismo
A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983 e tem como objetivo promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. Para mais informações sobre a Europa e a Comissão Europeia de Turismo acesse: www.etc-corporate.org ou www.visiteurope.com.

Comentários