Estudantes de Joanesburgo se encantam com a cultura brasileira e destacam semelhanças com o país da Copa 2010


CRIANCAS SUL-AFRICANAS VISITAM A CASA BRASIL





O espaço de promoção do Brasil durante a Copa de 2010 recebeu cerca de 40 criancas sul-africanas na tarde desta quinta-feira (1). Os jovens da escola Orange Farm, de Joanesburgo, puderam conhecer um pouco mais da cultura brasileira com uma divertida oficina de capoeira seguida de um passeio pela Casa Brasil. A alegria das crianças, encantadas com ambientes da Casa Brasil, como o Museu do Futebol e a Sala de Tecnologia, contagiou o público que visitava a exposição.



Os jovens rapidamente identificaram as semelhanças entre a cultura e as tradições do Brasil e da África do Sul. Embora todos tenham expressado o desejo de visitar o Brasil, muitos disseram que esta experiência foi, provavelmente, o mais próximo que vão chegar do Brasil e, portanto, vão lembrar para sempre esse momento especial. “O que mais estou aproveitando são os sons, eu sinto o som Zulu com esses tambores do Brasil”, conta o menino sul-africano de 12 anos, Sipho Ntshara, comparando a musicalidade de seu país com os ritmos que escutou na Casa Brasil.


A iniciativa de integração da juventude sul-africana com a cultura brasileira por meio de visitas à Casa Brasil é resultado de uma parceria da representação brasileira da Copa com o Departamento de Desporto, Lazer, Arte e Cultura de Gauteng e o grupo Conquest For Life. Cerca de 600 sul-africanos destas organizações são esperados para visitar a exposição, que vai até o dia 11 de julho.


Os jovens estão comparecendo ao local em pequenos grupos, para que possam receber atenção individual. A visita pelas regiões e pelos chamados “cubos” (cada um representa um elemento da cultura brasileira) é feita com a presença de um guia. No local, as pessoas também são seduzidas pela cozinha tradicional brasileira, além de terem acesso a uma sala de jogos. Lucky Nthoesane, aluno nota 10 de Meyerton High, que participou da excursão, elogiou a iniciativa. "Foi bom! Eu amei a tecnologia dos jogos e roupas tradicionais. Eu adoraria visitar o Brasil um dia. Eu não sabia nada sobre o Brasil até visitar a Casa Brasil. Agora eu sei algo sobre o país”, contou.



A Casa Brasil é uma parceria entre os Ministérios do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), o Comitê Organizador Local da Copa Fifa de 2014 no Brasil e as doze cidades sede brasileiras.





Legenda: O espaço de promoção do Brasil durante a Copa de 2010 recebeu cerca de 40 criancas sul-africanas na tarde desta quinta-feira

Crédito: Embratur

Comentários