Encontro discute o mercado do design

Primeira edição do Café com Design promove bate-papo e apresentação de cases

Discutir as novidades de trabalho para o design no Estado com a participação de estudantes, profissionais e representantes de entidades ligadas ao setor. Essa é a proposta da primeira edição do Café com Design, evento que ocorre no dia 4 de agosto, às 15h, em Porto Alegre. A iniciativa é da Rede Gaúcha de Design (RGD), entidade representada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), Apdesign, Unisinos e Feevale. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de julho, na sede da Universidade Sebrae de Negócios(USEn), em Porto Alegre.

Por meio de um bate-papo informal, o evento, conforme explica o gestor do Sebrae/RS, Dario Henke, “discutirá projetos e ações no Rio Grande do Sul. Vamos abordar o design industrial, gráfico e de ambientes, bem como apresentar um case de sucesso na internet”, adianta. Este case será relatado pelos gaúchos Gisele Müller e Fabiano Meneghetti. Ele criou, junto com Fábio Sasso, o blog www.aduzeedo.com, que se tornou uma referência em design no mundo inteiro, contabilizando mais de 2 milhões de acesso ao mês. Meneghetti, graduado em arquitetura, explica que a exposição do case irá abordar não apenas o início do blog, mas também aspectos sobre negócios. “A Gisele Müller e eu faremos uma mescla, focando também as possibilidades de trabalho na internet”, disse.

O blog Abduzeedo, conforme conta Meneghetti, surgiu em 2006, e é um dos braços da Zee, empresa de webdesign. “A Zee tinha sido recém furtada. Levaram equipamentos, material de backup, tudo. Então o Fábio, que concebeu a ideia, pensou em criar um backup virtual de referências e inspirações, mas não planejava algo no formato do blog”. Como a blogosfera, que é a conexão entre vários blogs, estava em discussão, o Abduzeedo começou a adquirir seus atuais contornos, ganhando inclusive a colaboração de outros profissionais. Com o tempo vieram anúncios, e a possibilidade de remunerar os colaboradores. “Hoje temos sete pessoas de diversas partes do mundo, que escrevem e postam materiais”. Meneghetti explica, ainda, que pretendem mostrar ao público do Café com Design que existe uma facilidade muito grande de empreender na internet. “Você pode abrir um negócio sem praticamente nenhum gasto, com exceção da mão-de-obra, e utilizar todo o potencial das ferramentas de redes sociais para divulgar”, finaliza.

Além do case do Abduzeedo, a programação inclui a apresentação da RGD no início do evento. A seguir, palestra com a coordenadora de design da Unisinos, Paulo Visoná, que irá abordar as tendências do circuito da moda urbana na Argentina, durante a palestra Por La Calle. Após o intervalo, um bate-papo livre sobre o tema e, para finalizar, o lançamento da terceira edição do Prêmio Bornancini de Design, com a participação de Mauro Martin, da Apdesign.

Café Com Design
Quando: 4 de agosto
Onde: Auditório 1 e 2 da Universidade Sebrae de Negócios (USEn), na Av. Siqueira Campos, 805 – Centro/Porto Alegre
Horário: das 14h30min às 18h30min
Informações e inscrições: Até o dia 31 de julho através da Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Programação
15h Credenciamento
15h30min Apresentação do projeto La Calle
Com a consultora de e professora da Escola de Design da Unisinos, Paula Visioná
16h Empreendedorismo e Design – Abduzeedo
Com Fabiano Meneghetti e Gisele Muller do Abduzeedo, um dos maiores blogs de design do mundo
16h30min Café com Design (Bate-papo)
17h15min Lançamento do 3º Prêmio Bornancini de Design
17h45min Coquetel de encerramento

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS - (51) 3216-5165/5182
Central de Relacionamento Sebrae/RS: 0800 570 0800

Comentários