Empresários de vários Estados conhecem as melhores práticas do Turismo de Eventos e de Negócios de SP

Reuniões com representantes de hotéis, de organizações públicas e de grandes empresas de eventos fazem parte da programação do Benchmarking 2010.



Terminou na última sexta-feira (16) a série de reuniões e visitas técnicas realizadas em São Paulo por um grupo de empresários que participou da segunda etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil.



Com apoio da ABAV, SEBRAE, Embratur e Ministério do Turismo, os empresários, de vários estados, procuraram identificar práticas de excelência na captação de eventos e estímulo aos negócios que pudessem ser disseminadas pelo Brasil. Segundo o diretor do ICCABAV e Gestor do Programa, Antonio Azevedo, São Paulo foi escolhida como destino desta etapa do Benchmarking por ser referência no setor. A cidade recebe mais de 90 mil eventos por ano e 75% das maiores feiras do País.



“Já observamos uma série de práticas exemplares que certamente irão contribuir para o crescimento do turismo de eventos e de negócios em todo o Brasil”, disse Azevedo.



Um dos destaques da programação foi a palestra realizada na terça-feira (13) de Eduardo Sanovicz, da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que realiza 440 feiras por ano em 35 países, totalizando 90 mil expositores e mais de 6 milhões de visitantes.



Com o cuidado de alguém que fala em nome de uma das maiores empresa de eventos da América Latina, com mais de 32 mil funcionários e ações negociadas em bolsa, Sanovicz falou sobre alguns ingredientes da receita de sucesso da empresa.



“Mantemos uma política permanente de troca de informações entre os executivos da empresa nos diversos países em que atuamos e é fundamental essa troca de experiências. Uma das vantagens de trabalhar numa conceituada empresa organizadora de eventos, é que superamos os problemas que aparecem baseados nos nossos exemplos de sucesso” disse ele. “A raiz da questão é o conteúdo que o evento oferece. É importante que ele traga novidades, que a experiência obtida, as informações recebidas em uma feira não estejam disponíveis na internet, por exemplo”, completou Sanovicz, que viu os negócios de sua empresa crescerem 8,3% nos últimos dois anos.



Na apresentação de Jussara Leite, do Grupo Couromoda, que nasceu de uma atuação regional segmentada para se tornar uma das mais representativas empresas do setor a nível nacional, as práticas mais destacadas foram o trabalho de fidelização e apoio aos clientes/expositores e o esforço da empresa em alcançar a sustentabilidade sócio-ambiental. A principal feira, que inclusive dá nome à empresa, gera 189 toneladas de resíduos, dos quais 88 recicláveis e 101 toneladas não recicláveis.



“Percebemos que a cada ano crescia a quantidade de resíduos, muitas vezes descartando materiais reutilizáveis. Firmamos parceria com duas empresas, que se capacitaram para dar destinação correta. Iniciamos trabalho de conscientização com os expositores para utilizarem materiais recicláveis e evitarem o desperdício, além de organizar concursos de estímulo a sustentabilidade sócio-ambiental entre os clientes”.



Para a representante do Sebrae Débora Mazzei foi interessante observar o apoio dos organizadores da Couromoda aos expositores. “Eles estimulam a criação de grupos de pequenos empresários, dão treinamento e suporte para que eles tenham volume de negócios que justifique o retorno ao evento no ano seguinte”, disse ela



Outra atividade de vivência realizada pelo Benchmarking, ainda na terça-feira (13) foi a observação de um city tour pelo centro de São Paulo com parada na Igreja da Sé. O foco de observação foi a estratégia adota pela SPTuris, que utiliza o lema “Fique mais um dia” como uma estratégia para estimular que o turista de negócios, que normalmente fica poucos dias na cidade, estenda sua permanência e conheça as atrações turísticas da cidade.



Na quarta-feira (14) o grupo de empresário fez visita técnica ao Museu do Futebol para observar o trabalho exemplar desenvolvido pela instituição para atender portadores de necessidades especiais, como cegos e cadeirantes. Também conheceram os espaços e as acomodações para eventos do Hotel Bourbon Convention, além de terem uma reunião com o gerente, Daniel Marcos.



As atividades foram encerradas na última quinta-feira (15) de manhã com um seminário com palestras de representantes da Spturis, SPC&VB, ABEOC e Event Pool. E à tarde com visita técnica ao Anhembi Parque, com 400 mil m2 que é o maior espaço de eventos do Brasil.

Comentários