Congresso de Gastronomia atinge nível científico

Diretor do CET/UnB diz que parceria com sbCTA revigora o evento



O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) vai manter a tradição conquistada com a experiência dos dois congressos de Gastronomia realizados em 2004 e em 2007; porém, sob o novo foco da associação feita com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do DF (sbCTA-DF), a 3ª edição do evento passa a ter cunho científico. A afirmação é do diretor do CET, Neio Campos.

“Desenvolveremos a mesma temática, mas a parceria consistente com a sociedade científica enfatiza a oportunidade do balanço da produção de conhecimento na Gastronomia”, ajuíza o diretor, ao destacar o alto número de trabalhos científicos inscritos para o evento que será realizado de 10 a 13 de agosto próximo.

“Temos até o momento (26.07) 203 inscrições de trabalhos, que serão analisados por uma comissão científica, constituída por professores da UnB e por pesquisadores da Embrapa e da sbCTA”, destaca Neio Campos. O primeiro evento registrou 67 trabalhos científicos; o segundo, 73. Esse aumento significativo de trabalhos inscritos indica a oportunidade de se fazer um balanço do estado da arte da ciência de alimentos focado na Gastronomia, reitera.

A expectativa dos organizadores e parceiros, ao reunirem um grupo de pesquisadores top da área de ciência dos alimentos para o Congresso, passa, de acordo com Neio Campos, pela produção de um livro dos anais do encontro, mas também pela divulgação, por meio das atividades abertas ao grande público, da área de Gastronomia da UnB, às vésperas do CET criar o Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional, em parceria com o FNDE.

Os resultados deste 3º Congresso Brasileiro de Gastronomia deverão subsidiar as atividades do curso de bacharelado do CET/UnB na área, programado para iniciar no segundo semestre deste ano. (Angélica Torres, CET/UnB)


3º Congresso Brasileiro de Gastronomia & 1º Simpósio Regional de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Tema - Alimentos: da Alquimia à Ciência. De 10 e 13 de agosto de 2010. Organização do Centro de Excelência em Turismo/UnB e da Secretaria Executiva da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos do DF (sbCTA-DF). Mais informações em http://www.gastronomiasbcta.com.br

Comentários