Centroprojekt mostrará tecnologias limpas na Rio Oil & Gas 2010, em setembro

A Centroprojekt do Brasil apresentará, de 13 a 16 de setembro, na 15ª Rio Oil & Gas Expo and Conference, no Riocentro, algumas das melhores técnicas disponíveis no mercado mundial para tratamento de água, esgoto, efluentes industriais e controle da poluição atmosférica, que utilizam recursos capazes de produzir o menor impacto ambiental possível, aliado a um alto desempenho. As novas exigências ambientais e a demanda das empresas por práticas cada vez menos agressivas ao meio ambiente têm estimulado o desenvolvimento das chamadas “tecnologias limpas” nos processos produtivos de diversos setores da economia.

Umas das tecnologias que será mostrada no estande da Centroprojekt é o biorreator de membranas (MBR) que é um sistema de tratamento de efluentes hídricos que utiliza membranas de ultrafiltração em tanques de aeração. Esse processo biológico, que vem sendo empregado cada vez mais por refinarias de petróleo, tem como vantagem o fornecimento de água para reuso de alta qualidade, além do tamanho do reator ser menor.

O MBR já é utilizado em algumas refinarias da Petrobras, por meio de projetos desenvolvidos pela Centroprojekt em parceira com outras empresas, sempre em conformidade com o padrão de qualidade exigido pela estatal e adequado às metas de excelência ambiental da companhia. Entre as refinarias que utilizam essa tecnologia, estão a Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Como funciona a tecnologia MBR

Após passarem pelo processo de remoção de óleo, os efluentes das refinarias são direcionados para o processo biológico, que podem ser lagoas aeradas, lodos ativados ou reatores de biomassa fixa. Nesses processos, é removida a maioria dos poluentes presentes no efluente. Mas o reuso da água exige um tratamento adicional para remoção dos sólidos biológicos residuais, e também para remoção de cloretos, substâncias que impedem a reutilização da água em geração de vapor ou em sistemas de resfriamento, principais demandas de água em uma refinaria.

O biorreator de membranas consiste em um sistema de lodos ativados, cuja separação da biomassa, que é realizada tradicionalmente em decantadores, passa a ser feita pelo emprego de membranas de ultrafiltração. A membrana é microporosa e, durante a operação, retém partículas maiores de 0,01 micron, promovendo a saída de água purificada de até 8.000 litros/hora por membrana. Esse processo de tratamento tem sido indicado devido à alta qualidade do efluente gerado.

Outras tecnologias

Na Rio Oil & Gas 2010, a Centroprojekt terá como destaque o sistema de aeração E-Flex Invent que promove a distribuição do ar no tanque, de forma homogênea, por meio de difusores de ar, formando bolhas finas que resultam numa maior transferência de oxigênio para o meio líquido. Uma das vantagens é o consumo menor de energia elétrica (no mínimo 40%). O sistema pode ser instalado em qualquer formato de tanque. Em evolução a esta tecnologia temos o sistema E-Flex Float, ideal para aplicação em lagoas não dependendo de nivelamento do fundo do tanque, uma vez que os distribuidores de ar são flutuantes. Outra novidade da Invent é o sistema hiperbólico de mistura e aeração que une a função de misturador e aerador em um único equipamento. A forma inovadora do rotor (hiperbólico) permite alta eficiência de mistura com baixo consumo de energia.

Na área de controle de poluição atmosférica, serão exibidos os Precipitadores Eletrostáticos com tecnologia da empresa suíça ELEX, uma das líderes mundiais do setor, o equipamento é utilizado para remover partículas através de indução eletrostática. A Vale é uma das empresas que a Centroprojekt tem contrato para fornecimento desse tipo de filtro.

Também na área de controle da poluição atmosférica, a Centroprojekt apresentará o Sistema de Dessulfurização de Gases (FGD), que consiste basicamente em equipamentos que eliminam o enxofre dos gases de combustão, utilizando-se principalmente de lavadores de gases à base de amônia, sendo que o subproduto eliminado deste lavador é o sulfato de amônia, um fertilizante muito utilizado. Além de controlar a poluição, a vantagem deste equipamento é ter como produto de descarte uma “commoditie”, que pode ser facilmente comercializada no mercado de fertilizantes.


Centroprojekt do Brasil

A Centroprojekt do Brasil é uma empresa de engenharia que atua no desenvolvimento, implantação e operação de sistemas de tratamento de água, esgoto, efluentes industriais e controle da poluição atmosférica para indústrias e setor público. Há 9 anos no Brasil, mantém acordo de cooperação, licenciamento e parceria com empresas internacionais detentoras das mais avançadas tecnologias para saneamento básico e ambiental, como Elex, Aqwise, Kubota e Invent. A CTP tem em sua carteira de clientes governos e companhias dos setores químico e petroquímico, de papel e celulose, e mineração e siderurgia. Site: www.centroprojekt-brasil.com.br

Comentários