CASA BRASIL RECEBE MAIS DE 20 MIL VISITANTES DE 102 PAÍSES

Primeiro levantamento das matérias geradas sobre o espaço do Brasil em Joanesburgo pela mídia internacional indicam um público estimado de 118 milhões de pessoas

Foram 26 dias de atividades culturais, seminários, rodadas de negócios, workshops, visitas de estudantes sul-africanos e exposição da diversidade cultural, natural e de tecnologia avançada que o Brasil oferece ao mundo. A Casa Brasil – Brazil Sensational Experience, em Joanesburgo, foi o pontapé inicial, durante a Copa do Mundo da África do Sul, da promoção internacional do Brasil para 2014.

Para mostrar um país diverso e moderno, se uniram em parceria o Ministério do Turismo/Embratur, Ministério de Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior/Apex –Brasil; Ministério de Ciência e Tecnologia/Finep; Secom - Secretaria de Comunicação da Presidência da República; Ministério das Relações Exteriores; Comitê Organizador Local da Copa 2014 e as cidades-sedes.
A Casa Brasil recebeu um público superior a 20 mil visitantes, de 102 países, dos quais 914 foram profissionais da mídia brasileira e internacional. Segundo um balanço prévio de resultados, aproximadamente 250 reportagens já foram publicadas em diversos países. Juntos, esses artigos noticiosos alcançaram um público de cerca de 118 milhões pessoas, o que representa grande impacto na formação de opinião favorável sobre o País enquanto destino turístico e sede da Copa do Mundo de 2014.
Nos 26 dias de funcionamento, o espaço acolheu 38 eventos, entre seminários, encontros de negócios, atividades culturais e sociais, além de cerimônias especiais, como o lançamento da nova campanha publicitária global para a promoção turística do Brasil.
Para o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, “esses resultados mostram o acerto das primeiras ações do Brasil na promoção internacionais do país com vistas à Copa de 2014”.
A Casa Brasil também foi palco do lançamento, pela Fifa, do emblema dos Jogos de 2014, com apresentação a convidados e profissionais de mídia – um evento acompanhado pelo mundo todo por meio dos meios de comunicação brasileiros e internacionais.
O Brasil nas ruas de Joanesburgo
Para divulgar a Marca Brasil durante os dias da Copa de 2010, o Ministério do Turismo e a Embratur promoveram ações promocionais nos principais pontos de concentração de público e mídia na cidade de Joanesburgo. As apresentações culturais (danças típicas e capoeira) e a interação com os turistas da Copa (quizz, pintura de rosto com as cores verde e amarela, distribuição de brindes, entre outras) envolveram diretamente 32 mil pessoas (que se cadastraram com os promotores das ações) e outras 160 mil foram alcançadas indiretamente (ao assistirem às apresentações em algum momento).
Para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, os objetivos das ações realizadas na África do Sul foram plenamente alcançadas: “Buscamos atingir, com a variedade de ações realizadas a imprensa, o público de turistas da Copa e empresas do trade turístico internacional. Nos três segmentos, tivemos excelente retorno, como mostram os números de visitantes da Casa Brasil, das ações de marketing de rua, de impacto de mídia e as reuniões realizadas com agências credenciadas pela FIFA para venda de pacotes para a Copa do Mundo, companhias aéreas e empresas patrocinadoras da Copa. Demos um passo muito importante para mostrar as doze cidades sede e as opções que um turista terá no Brasil em 2014”.
Nova campanha
No dia 9 de julho, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, lançou a nova campanha de promoção turística internacional, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia, assistida por mais de 600 pessoas na Casa Brasil, sendo que 254 eram profissionais de mídia, exibiu os dois filmes que estão no ar desde o dia 12 de julho. O primeiro, feito para TV, está sendo veiculado pelas redes credenciadas pela FIFA para transmissão dos jogos, em mais de 70 países. O segundo, formatado para a exibição na Internet, esteve na primeira página do YouTube no lançamento e está à disposição no canal da Embratur - www.youtube.com/visitbrasil. Em ambos, um turista estrangeiro é chamado a conhecer o Brasil, e o filme mostra as diversas experiências que esse turista vivencia em sua viagem ao País.
A campanha é composta ainda de mídia em veículos impressos, mídia de rua, livro e DVD sobre o Brasil e as cidades-sedes, aplicativo para celulares, hotsite sobre as doze cidades e anúncio nos principais portais de turismo e sites de busca de internet globais. O investimento até o final de 2010 é de 30 milhões de dólares, com alcance de 100 países e 400 milhões de espectadores.
Sobre a Casa Brasil
O arquiteto, cenógrafo e diretor de arte Gringo Cardia assinou o projeto da Casa Brasil, que além de auditórios, salas de reunião, espaço gourmet e área administrativa, teve quatro exposições principais: Túnel Brasil de Norte a Sul (com imagens e sons de destinos brasileiros); Cubos Temáticos (instalações que combinaram obras de arte com produtos brasileiros de Moda e Design, Energia e Tecnologia, Sabores e Talentos Brasileiros); a exposição O Brasil nas Copas do Mundo 1930 / 2006; e Seleção Brasileira de Inovação (com exposição de projetos tecnológicos desenvolvidos com apoio da Finep). A Casa esteve montada até o último dia da Copa do Mundo da África, 11 de julho, no Sandton Convention Centre, em Joanesburgo.

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