Caminhos do Frio “Aventura e Arte na Serra” acontece em Bananeiras




Música, cinema, dança e teatro num belo cenário com clima europeu. Assim será a Rota Cultural “Caminhos do Frio”, na cidade de Bananeiras, que na versão 2010 acontece no período de 26 de julho a 01 de Agosto. A Prefeitura da cidade já montou todo o esquema para receber os turistas que devem lotar Bananeiras nos próximos dias.
Com o tema “Aventura e Arte na Serra”, o evento contará com oficinas destinadas aos moradores da cidade e aos visitantes interessados em aprender a tocar violão e saxofone, a fazer máscaras de papel machê, a ser Contadores de histórias e em ter noções sobre “Educação patrimonial”, “Elaboração de projetos culturais” e “Ator no Cinema” (que será ministrada pela atriz paraibana premiada internacionalmente Marcélia Cartaxo). As oficinas vão acontecer no Espaço Cultural Oscar de Castro no período de 26 a 30 de julho.
A comunidade de Bananeiras também vai poder participar da Mostra de Cinema que acontecerá no Teatro Ivaldo Lucena, no Clube do Idoso (Cinema com Pipoca), nas escolas da rede municipal (Cinema na Escola), entre os dias 26 e 29 do mês em curso.
Para marcar o inicio do Caminhos do Frio haverá na segunda-feira, dia 26, a partir das 22h30 a serenata “Luar da Serra” que vai percorrer as principais ruas da cidade.
A abertura oficial do evento acontece na quinta-feira, dia 29, às 20h, Espaço Cultural Oscar de Castro, onde haverá a exposição fotográfica “Memória Imaterial de Bananeiras”, o Festival Gastronômico “Banana, Tilápia e Cachaça” e a apresentação do Balé Popular da UFPB com o espetáculo “Papangus”. Em seguida, na Praça Epitácio Pessoa, onde foi montado um palco com pavilhão central, haverá shows com Rogério (voz e violão) e SPTU, que toca chorinho e pagode.
Na sexta-feira, dia 30, a partir das 17h30, no Teatro Ivaldo Lucena haverá a apresentação das peças teatrais “Zé Lins, o Pássaro Poeta”, “Farsa do Poder” e do Coral do UFPB. Já na praça Epitácio Pessoa terá os shows da Big Band Toque de Vida e da banda Jackson Envenenado.
Os amantes da aventura terão oportunidade de conhecer a trilha ecológica de Goiamunduba no sábado, dia 31, pela manhã, com saída guiada do pátio da Igreja Matriz.
A noite, no altar da Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento, haverá o concerto da Orquestra Camerata Arte Mulher, coordenada pela musicista Mônica Cury. Em seguida na Praça Epitácio Pessoa haverá apresentação do Boi de Reis do Peti de Bananeiras, do Grupo de Pau e Cordas e da banda Caronas do Opala.
No domingo, dia 01 de agosto, a programação do Aventura e Arte na Serra será encerrado com a realização da Cavalgada de Santana, que vai percorrer as ruas da cidade e da zona rural de Bananeiras.

Marcélia Cartaxo dá oficina Ator no Cinema

A oficina “Ator no Cinema”, ministrada pela atriz e diretora paraibana Marcélia Cartaxo, se projeta na busca a perfeição cênica, baseada na prática da interpretação do ator. Marcélia vem desenvolvendo pesquisas no campo de atuação cinematográfica, através da concentração, memória da emoção, ação dramática, caracterização, observação e ritmo, criando assim um caminho para o ator no cinema.
O aprendizado da atriz, que já recebeu prêmios internacionais por suas atuações no cinema brasileiro, se deu através das experiências práticas no teatro, cinema e televisão. Trabalhou gente de peso, a exemplo de Eliezer Filho, Luiz Carlos Vasconcelos, Suzana Amaral, Karim Ainouz, Walter Sales e entre outros.
Marcelia Cartaxo atuou em mais de 20 filmes e cinco novelas. Teve seu primeiro contato com o cinema através da diretora Suzana Amaral no filme ”A Hora da Estrela”, com o qual foi agraciada com o Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1986.
Atuou também em telenovelas como “Mico Preto”, ”Portos dos Milagres” e ” Desejo Proibido”. Sua iniciação no teatro se deu aos 12 anos de idade no espetáculo “Beiço de estrada”, dirigido por Eliezer filho e continuou nos palcos com marcantes atuações em “Tortura nunca mais”, “Bispo do rosário” e “Woizeck, o brasileiro”.

Foto (Crédito: Augusto Pessoa/Arquivo Sebrae)

Comentários