Alta gastronomia italiana em Bombinhas



O chef Luigi Tartari participa da 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda na segunda-feira, dia 26
Nascido em Cremona, na região do Piemonte, no norte da Itália, o Chef Luigi Tartari seguiu a vocação profissional de sua família e com 12 anos de idade já trabalhava numa cozinha. Em 1955, com 21 anos, ele chegou ao Rio de Janeiro para ser Chef Rotisseur (responsável pelos assados e grelhados) do Copacabana Palace Hotel. Trazia no curriculum diplomas de duas das maiores escolas de hotelaria da Itália e passagens por importantes cozinhas como as do Grande Hotel de Florença e Hotel Lido de Veneza.
O contrato no Brasil era de dois anos, mas o chef Tartari nunca mais foi embora. Empresário da área marcado por sucessos como os prestigiados Enotria, por 10 anos consecutivos eleito o melhor restaurante do Rio de Janeiro, e Tartari’s, em São Paulo, pelo qual o Chef Tartari, em 1999, recebeu a "Insegna del Ristorante Italiano”, honraria concedida pelo governo da Itália aos restaurantes mais representativos da gastronomia do país no exterior.
Parte desta experiência pode ser conhecida (e degustada!) na aula show que Luigi fará durante a 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Ele se apresenta na segunda-feira, dia 26, na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas. “Ainda há algumas vagas para a aula do chef Luigi Tartari, mas os interessados devem se apressar”, explica Renata Simas, gerente executiva do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau. As inscrições podem ser feitas no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br, onde é possível também acessar toda a programação.
O evento
A 3ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda é uma iniciativa do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, com apoio do Governo do Estado, das prefeituras das três cidades e do Sebrae e patrocínio da Tam Linhas Aéreas, cozinhas Villenox e Univali, entre outros parceiros.
A organização espera receber um público de cerca de 3 mil pessoas, entre participantes inscritos e visitantes. “Queremos reunir esse público em torno de temas atrativos para mostrar as potencialidades da Costa Esmeralda e trazer grandes nomes nacionais e internacionais para agregar ainda mais valor à gastronomia regional", aponta Luiz Otávio Lustosa, presidente do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.
Lustosa destaca que as duas primeiras edições superaram as mais exigentes expectativas. “Foi um grande passo para conquistar uma posição privilegiada entre os principais eventos gastronômicos realizados no Brasil”, afirma o presidente da entidade.

Comentários