ABIH-RS coloca Silvia Zorzanello entre as grandes mulheres do RS

Em sua última reunião-almoço, a ABIH-RS (Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul) prestou uma homenagem à Silvia Zorzanello. Ocorrida na última terça-feira, em Porto Alegre, o encontro contou com a presença de secretários de turismo de diversas cidades do estado, coordenadores regionais e empresários do trade.

O diretor executivo da ABIHRS, José Justo, relatou como a ideia do momento foi trabalhada. “Era uma homenagem de todos nós que convivemos com sua imagem firme e sorridente. Sugeriram fazer um minuto de silêncio, mas eu refutei a proposta. A Silvia não pode ser homenageada nem como silêncio nem com minutos”, conta. Silvia foi lembrada juntamente com outras grandes mulheres e personagens femininas que marcaram a história do Rio Grande do Sul, tais como Ana Terra, Jacobina, Anita Garibaldi, Xuxa e Gisele Bündchen, todas reconhecidas frente ao país e ao mundo.

A ABIH-RS representa um segmento diretamente envolvido com o trade turístico, setor que Silvia, ao lado da sócia e amiga Marta Rossi, buscou desenvolver e incentivar desde jovem.
Leia abaixo a transcrição da homenagem feita à Silvia – material cedido pela ABIH-RS.

“Na saga de Érico Veríssimo, a mulher Ana Terra sobreviveu por birra e viveu por amor.
Jacobina viveu por paixão e morreu por convicção.
Entre os nomes tantos, tantas das que hoje fazem a história, vieram ao Rio Grande, também por amor.
As que tiveram a sorte de aqui nascer, levaram o recorte da serra e a vastidão do pampa, para olhos de toda a terra. Correram o mundo.
E elas todas, nos deram o mundo!
Na vida de todas elas, um legado para a terra que as acolheu ou as viu nascer.
A mais jovem, dentre elas, nos trazia o mundo, todos os anos.
De Anas e Anitas, passando por Manuela, Caetana, Eva, Xuxa, Gisele, Shirlei, Dilma, Yeda, Lia e Daiane, Silvia nos deu, alem de seu sorriso, o sorriso de tantos que para cá vieram, encantar e se encantarem com as coisas boas e belas do Rio Grande das Grandes Mulheres.
Muito obrigado, Silva Zorzanello”

Comentários