52ª Festa do Estudante de Triunfo agita o sertão do Pajeú



foto : Alexandre Rodrigues
Conhecida por ser a cidade mais alta de Pernambuco, que encanta pelas belezas naturais e clima ameno em pleno sertão do Pajeú, o município de Triunfo, cerca de 400 quilômetros da capital pernambucana, vai ser palco da sua tradicional Festa do Estudante, de 28 a 31 de julho. Serão cinco dias de muitas atrações regionais e nacionais. A entrada é gratuita.



Em sua 52ª edição, a festa está inserida no Festival Pernambuco Nação Cultural, uma realização da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a prefeitura municipal de Triunfo / Secretaria de Turismo, Cultura e Desportos, e tem o apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).



Durante os dias 23 de julho e 1º de agosto, a Empetur disponibilizará no município um posto de informações para orientar os turistas. Além do atendimento, a Empetur também vai realizar uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico dos visitantes nos dias 30 e 31 deste mês.



Origens da Festa do Estudante – Em 1942, o núcleo estudantil triunfense (NET) resolveu criar uma festa com o objetivo de comemorar o término das férias do mês de julho para os estudantes residentes em Triunfo e, sobretudo, para os que estudavam no Recife. Uma maneira de se despedir de forma bastante alegre. Os idealizadores e fundadores foram Gastãozinho, Nivam Antas, Josias Pereira, Manoel de Andrade, Zé Pacheco e Evandro Moraes. Na época, a repercussão foi imensa na região. Anos depois, a Festa do Estudante é comemorada com muita ênfase na cidade.



Turismo – Quem for à Festa do Estudante não pode deixar de conhecer as belezas de Triunfo. Quando se ouve falar em Pernambuco, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o calor e as belezas naturais de suas praias. Mas este estado nordestino guarda surpresas que, às vezes, até os pernambucanos desconhecem. Com pouco mais de 15.200 habitantes, a cidade ficou conhecida como o Oasis no Sertão.



O clima contradiz tudo o que se pensa sobre o sertão nordestino. Em Triunfo, as temperaturas podem oscilar entre 5º no inverno e 28º no verão. As ruas de ladeiras abrigam o casario, além de antigas construções do século XIX, edificações em pedra bruta, mirantes naturais, cachoeiras, engenhos artesanais, conventos e igrejas. Trata-se de um destino encantador para quem busca a mistura do frio e belezas naturais.



Na cidade a mais de 1000 metros de altitude, o conjunto arquitetônico é grandioso e tem como destaque o Theatro Cinema Guarany. O prédio, construído em torno da Lagoa João Barbosa Sitônio, foi inaugurado em 1922. É no centro da cidade que se encontra o casario histórico.



Quem visitar Triunfo não pode deixar de provar a comida regional. Galinha caipira, mungunzá salgado, arroz vermelho e o guandu são pedidas certas. Há também a lingüiça de bode e o mousse com licor de cana de açúcar, receita que pode ser encontrada no hotel do Serviço Social do Comércio (SESC). Os licores são outras tradições da gastronomia da cidade.



Os engenhos de cana de açúcar na zona rural da cidade são uma atração à parte. A menos de um quilômetro do centro do município são produzidas rapaduras orgânicas, rapadura com coco, alfenim, além da cachaça orgânica Triumpho, no Engenho São Pedro, datado do início do século passado.





Serviço:



- Mais informações sobre a 52ª Festa do Estudante de Triunfo e programação no endereço www.triunfo.pe.gov.br.





- Prefeitura de Triunfo:

(87) 3846-1365

www.triunfo.pe.gov.br

Comentários