1º Salão de Franquias do RS comercializa estandes

Evento será um dos destaques da Feira do Empreendedor, que ocorre entre os dias 9 e 12 de setembro, em Porto Alegre

O segmento de franchising estará em evidência durante a Feira do Empreendedor 2010, que ocorre entre os dias 9 e 12 de setembro, em Porto Alegre. Uma das principais atrações do evento, o 1º Salão de Franquias do Rio Grande do Sul, vai reunir 54 empresas distribuídas em 790 metros quadrados. Até esta quarta-feira, dia 14 de julho, 75% dos estandes haviam sido comercializados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), parceira do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) no evento. Os interessados em participar como expositores podem entrar em contato com a ABF, com Ricardo Garcia, através do telefone (11) 3020-8823 ou (11) 8159-1809 ou pelo e-mail r.garcia@abf.com.br.

Conforme o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, é a primeira vez que o Rio Grande do Sul realiza um evento desse porte envolvendo o segmento de franchising. “A Feira do Empreendedor, que tem a finalidade de estimular ideias empreendedoras, é local adequado para reunir as melhores oportunidades de negócios em franquias”, ressalta. Devido à grande procura por parte dos empreendedores, o Sebrae/RS e a ABF optaram por aumentar o número de estandes no salão, passando-o de 42 para 54.

A gestora da Feira do Empreendedor no Sebrae/RS, Adriana Hartmann Lewis, chama a atenção para os poucos espaços que ainda restam para serem comercializados. “O franqueador que considera o evento interessante deve garantir sua presença em breve, pois apenas 14 estantes ainda estão disponíveis”, afirma.

As empresas que já garantiram seu espaço no Salão de Franquias são: Remax, Rabusch, On Byste, Trópico Surf, Saúde no Copo, Exactus, Espetinhos Mimi, Café do Porto, BCU, Shopping Canoas, Interesat, Deep Shock Cosmetics, Casa das Cuecas, Vulgo, Veloz Cred, Loja Bella, Prepara Cursos, Pizzaiollo Delivery, Lamonica, Tostare Café, Tevah, Zaiom, Vida Animal, ProSul, Seguralta, Saffi, França Varejo e Franchising, ADV Negócios, SOS Dental, PBF, Fisk, Rainha das Noivas, Power Boss, Mister Festas, Cacau Show e Bob’s.

Segmento cresce no País
O setor de franquia fechou o ano de 2009 com um faturamento de R$ 63 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior. A previsão da ABF é de que em 2010 o faturamento siga numa crescente, variando entre 15% e 16%. Segundo o diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo, o Rio Grande do Sul já é visto como promissor para contribuir com o crescimento do setor nos próximos anos.

“Toda a região Sul tem chamado atenção, principalmente porque conta com um público exigente e diferenciado, além de ser ideal para que se introduzam novos produtos, tendências e ideias” afirma Camargo. Para ele, como a região tem grande parte da sua economia baseada no setor industrial e de serviços, “há demanda a ser explorada e o Salão de Franquias dará uma noção das inúmeras oportunidades que o setor oferece”.

De acordo com recente levantamento da ABF, com base nas franquias associadas, a região Sul é responsável por 13,1% de redes no Brasil, sendo 44% no Paraná, 31% em Santa Catarina e 25% no Rio Grande do Sul. Em faturamento, a região representa 9,0% de todo território brasileiro, sendo 80,1% no Paraná, 12,1%, no Rio Grande do Sul, e 7,8% em Santa Catarina.

Sobre a Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor, um dos principais eventos entre os promovidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorre de dois em dois anos em todos os estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul. Entre os dias 9 e 12 de setembro, os empreendedores e interessados em empreender têm encontro marcado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), local onde a 16ª edição da Feira do Empreendedor será realizada. Serão 9 mil metros quadrados de oportunidades de negócios, além de oficinas, palestras e workshops. Paralelamente à feira, durante os dias 10 e 11, será realizado o Fórum de Empreendedorismo.

Em seus 16 anos de sucesso consolidado no Brasil por sua qualidade e diversidade de informações, a Feira do Empreendedor tem sido um êxito crescente. É uma excelente ferramenta para multiplicar e fortalecer as micro e pequenas empresas. Em primeiro lugar, estimula o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa. Em segundo lugar, dá foco no mercado.

Comentários