Viaja Mais Melhor Idade oferecerá viagens para o Chile no segundo semestre

Chilenos também visitarão o Brasil; operadores do programa brasileiro conheceram há duas semanas destinos daquele país



Referência em turismo para a Melhor Idade, o Chile, que há dez anos oferece o programa Vacaciones Tercera Edad, fará com o Brasil, por meio do Viaja Mais Melhor Idade, programa do Ministério do Turismo e Braztoa, um intercâmbio de viajantes. Anunciado no ano passado, durante a Feira das Américas – ABAV, o acordo entre os dois países resultará na oferta de pacotes para brasileiros visitarem o país vizinho, assim como de chilenos virem para o Brasil. A parceria prevê a viagem de pelo menos 500 turistas de cada país, mas os profissionais envolvidos acreditam que este número possa ser facilmente superado. “O programa chileno é referência para o VMMI e esta parceria é o reconhecimento de que nosso trabalho está no caminho certo”, diz Enzo Arns, coordenador do VMMI e que esteve recentemente no país, junto com as operadoras CVC e Marsans e representantes do Ministério do Turismo, conhecendo os destinos que serão oferecidos no segundo semestre para os brasileiros. No Chile, eles foram recebidos pela Diretora Nacional de Turismo da Sernatur – que corresponde ao Ministério do turismo Chileno, Jacqueline Plass, e pela coordenadora nacional do Vacaciones Tercera Edad, Francisca Rentamal.



Assim como o VMMI, o programa chileno oferece pacotes customizados para seu público, o que significa dizer: com uma programação exclusiva, que vai desde o tipo de hospedagem escolhida, até o cuidado com o que é servido em cada refeição, atendimento diferenciado etc. Lá, o Vacaciones Tercera Edad é parcialmente subsidiado pelo governo, o que não acontece aqui, onde as operadoras selecionadas são responsáveis pela formatação, venda e preço dos produtos (sempre respeitando regras do VMMI). Nos dois programas, o preço é considerado fundamental. Mesmo contemplando tantos serviços, os pacotes devem ser acessíveis a todos os bolsos.



“Tudo o que visitamos lá é de grande qualidade”, diz o diretor comercial da Marsans em São Paulo, Adriano Gomes, que conheceu equipamentos e atrativos turísticos para a melhor idade em Santiago, Valparaíso, Viña del Mar, Pucón e Villa Rica, estes dois últimos ao norte do país. A operadora agora está formatando produtos que deverão estar disponíveis para venda a partir de julho.



Para os brasileiros, serão oferecidos dois tipos de pacotes: um contemplando Santiago, Viña del Mar e Valparaíso e outro visitando Santiago, Pucón e Villa Rica. Entre os atrativos, neve, vinícolas e parques nacionais. Os preços ainda não estão definidos. Qualquer uma das nove operadoras que vendem pacotes do VMMI poderão ofertar este produtos, em pacotes exclusivos ou em pool. São elas: CVC, Intercontinental, Luxtravel, Marsans, MGM, New Line, Pomptur, Sanchat e Voetur. A Iberojet, empresa responsável pelas viagens do programa chileno, fará o receptivo dos brasileiros. Para os chilenos, serão oferecidos pacotes para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, além de destinos no litoral dos dois estados. Os operadores brasileiros farão a operação de receptivo dos chilenos aqui.



Arns acredita que este acordo seja o começo de uma parceria mais ampla, que pode em pouco tempo contemplar outros produtos. “Os cruzeiros, por exemplo, são uma grande possibilidade”.



O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).

Comentários