TURISTA ESTRANGEIRO DESCOBRE O BRASIL PELO CELULAR

Informações, mapas e dicas turísticas de cidades brasileiras poderão ser acessados gratuitamente nos aeroportos, graças a tecnologia desenvolvida pela Embratur

Ao desembarcar nos principais aeroportos do Brasil o turista estrangeiro poderá obter informações turísticas sobre a cidade visitada pelo celular. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), desenvolveu um aplicativo que permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.

“O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para quebrar velhos paradigmas sobre o Brasil e reforçar a imagem do País moderno que somos”, afirma o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

A ferramenta poderá ser acessada gratuitamente pela rede sem fio disponibilizada pela Infraero nos principais aeroportos brasileiros. A partir do dia 02 de junho os turistas que chegarem aos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro já poderão acessar a nova ferramenta. Até o dia 12 de junho, a tecnologia também estará disponível nos aeroportos de Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife e Florianópolis e até agosto em Cuiabá, Natal e Curitiba. “A iniciativa é um ótimo serviço para o turista, para o passageiro, porque vai oferecer conteúdo com qualidade”, avalia o presidente da Infraero, Murilo Barboza.

Além de apresentar aos visitantes a diversidade cultural e natural dos destinos brasileiros e reforçar a imagem do País como um destino moderno, o objetivo é facilitar a estadia do estrangeiro no Brasil, desde a chegada ao aeroporto, e ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico global. O visitante também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via Internet em seu celular, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou pelo seu computador pelo endereço www.braziltour.com/mobile.

“As pesquisas feitas pela Embratur com turistas internacionais mostram que a Internet – hoje muito acessada via celular – já é a principal fonte de informações do turista estrangeiro em vários países. Esta nova ferramenta oferece, ao viajante, informações rápidas, seguras e avançadas de forma criativa, atendendo a este novo perfil de turista”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Serão instalados totens informativos nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos - nos idiomas inglês e espanhol - para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta. Para modelos iPhone, o aplicativo deverá ser acessado pela Apple Store, já os celulares com tecnologia JAVA poderão baixar as informações via página WAP (Internet do celular). A tecnologia está disponível em português, inglês e espanhol e, além de todas as informações sobre o destino, o turista estrangeiro também terá disponível um guia de conversação para auxiliá-lo na comunicação em português.

Brasil digital

A Embratur tem investido em comunicação digital como forma privilegiada de fornecer conteúdos e informações sobre destinos turísticos brasileiros para turistas estrangeiros e fazer a promoção do Brasil como destino turístico no mundo. Além da nova tecnologia para celulares, o Instituto lançou, em março de 2010, em parceria com o Google, uma ferramenta inédita para a promoção do turismo: o canal do Brasil no YouTube, estreou mundialmente a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal - a exibição de vídeos e a navegação simultânea no Google Maps. O endereço é www.youtube.com/visitbrasil, e disponibiliza mais de 100 vídeos de destinos turísticos brasileiros, depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o País, com legendas em mais de 70 idiomas.

A Embratur utiliza ainda outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, relacionamento via web com operadores de turismo, agentes de viagens e jornalistas internacionais, e participação em redes sociais como Facebook, Twitter, FourSquare e Flickr.

Comentários