TUDO PRONTO PARA A QUINTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS DO IGUAÇU

Na próxima semana, Foz do Iguaçu será sede da quinta edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. O evento acontece no Rafain Palace Hotel & Convention Center e promete ser o ponto de encontro do trade turístico e de profissionais da área.

Na quarta-feira (16), a cerimônia de abertura contará com a apresentação do Coral Itaipu e a participação de autoridades convidadas. Durante a tarde acontecerão reuniões do Conselho Consultivo do Turismo do Paraná e a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Acontecerá no dia 17, a reunião da comissão trinacional Iguassu Niagara para discutir o turismo inclusivo. A Feira de Turismo será aberta à tarde e contará com a participação de diversos expositores que apresentarão as principais novidades e tendências do setor.

Para o último dia do evento (18) diversas atrações estão programadas. Pela manhã, acontece a Copa Cataratas, a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon oferecerá boi no rolete aos participantes. No Festival, a Rodada de Negócios do Sebrae promoverá intercâmbios comerciais no ramo turístico. Destaque também para o lançamento do selo em homenagem às Cataratas, realizado pelos Correios. A festa de encerramento, promovida pela TAM Viagens, será animada pela Banda do Pirata, do Pirata Bar de Fortaleza-CE.

Todos os dias acontecerão eventos paralelos relacionados ao turismo. O Encontro Abrasel (de 15 a 17 de junho) terá grandes chefs nacionais e internacionais. A programação conta com Arena Gastronômica com demonstração de receitas, ingredientes e técnicas de preparo de alimentos; Bar em Bar, com degustação de comidas e bebidas; e Vinícola Show, degustação voltada aos vinhos.

O Hotel Show apresentará novidades em equipamentos, produtos e serviços para hotelaria, motelaria, restaurantes, bares e turismo. O evento visa a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e disponibilizará aos seus participantes palestras que abordarão os principais temas relacionados ao setor de hotelaria.

Estudantes e pesquisadores do turismo são o foco do Fórum Internacional Turismo do Iguassu. O evento reunirá especialistas renomados para discutir questões relacionadas ao tema central: “Responsabilidade e Inovação: Produtos Turísticos Complementares a Destinos Sede de Grandes Eventos”. O Fórum é um dos poucos no país com certificação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), programa vinculado ao MEC.

Pela primeira vez acontecerá a Mostra de Turismo Sustentável do Iguassu. Mesas-redondas e minicursos abordarão temas como educação ambiental, turismo rural, economia solidária, alimentos orgânicos, turismo adaptado, ecoturismo e turismo aventura. O Ministério do Turismo promoverá a 2º Mostra de Turismo de Base Comunitária, durante o evento.

O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é promovido pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Apoiam o evento: Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Secretaria Municipal de Turismo, TAM, SEBRAE, Instituto Internacional Polo Iguassu, Educare, Abrasel, Abeta, ICVB, UFPR, ABAV e Sindhotéis.
A programação completa pode ser conferida no site www.festivaldeturismodascataras.com, onde interessados também encontram mais informações sobre o evento.

Comentários