Taxa de ocupação internacional da TAM atinge 77,8% e registra recorde para o mês de maio

Companhia manteve a liderança nas operações domésticas, com
market share de 40,9%, e nas linhas para o exterior, com 87,9%



A TAM Linhas Aéreas alcançou em maio uma taxa de ocupação (load factor) de 77,8% em seus voos internacionais, com expressivo crescimento de 12,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2009, registrando o melhor índice da história da companhia para esse mês, de acordo com o que mostram os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A taxa de ocupação internacional apresentou crescimento pelo oitavo mês consecutivo, num desempenho influenciado pelo crescimento de 22,5% na demanda em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), combinado com o aumento de 3,1% na oferta de assentos (ASKs). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor internacional foi de 76,5%, superando em 5,8 pontos percentuais a ocupação do mesmo período de 2009.

A TAM manteve a liderança tanto no mercado internacional quanto no doméstico. No segmento das linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, o market share da companhia foi de 87,9% em maio e de 84,3% no acumulado de cinco meses. No mercado doméstico, a participação foi de, respectivamente, 40,9% e 42,1%.

No dia 13 de maio, a TAM tornou-se a 27ª companhia membro da Star Alliance. A integração à maior aliança de aviação comercial do planeta permitiu à companhia ampliar seus serviços e oferecer uma série de benefícios aos passageiros. Por exemplo: os clientes TAM Fidelidade agora podem acumular e resgatar pontos em voos operados por qualquer uma das demais 26 companhias aéreas membros da Star Alliance. Da mesma forma, os clientes dos programas de passageiros frequentes (FFPs) dessas empresas poderão acumular pontos sempre que voarem pela TAM e poderão resgatar pontos para voar na companhia brasileira.

Em uma estimativa conservadora, a TAM prevê um incremento de US$ 60 milhões por ano nas receitas. As experiências relatadas por outras empresas membros da Star Alliance mostram que o número de passageiros transportados cresce de 3% a 5% ao ano após o ingresso na aliança.

Mercado doméstico
A TAM obteve em maio um crescimento de 9,4% na demanda (RPKs) do mercado doméstico em relação ao mesmo mês de 2009, combinado a um aumento de 8,6% na oferta de assentos (ASKs). O resultado foi uma elevação de 0,4 ponto percentual na taxa de ocupação dos voos domésticos, que atingiu 57,1% no mês. No acumulado de janeiro a maio de 2010, o crescimento da demanda foi 12,5% na comparação com o mesmo período de 2009, enquanto a oferta de assentos aumentou 7,4%, influenciando o aumento de 2,9 pontos percentuais na taxa de ocupação, que atingiu 65,6% nesse período.

A taxa de ocupação de maio, assim como a de abril, espelha a sazonalidade desse período, que é o mais fraco do ano em termos de demanda de passageiros. Mesmo assim, a companhia registrou alta de 5% a 10% no yield doméstico (valor médio pago por passageiro em cada quilômetro voado) de maio, na comparação com o mês anterior. Essa alta reflete a racionalidade observada até o momento no mercado, combinada com a melhora na qualidade do yield decorrente do perfil dos passageiros voando a negócios, concentrados nos horários de pico, o que permitiu recuperação das tarifas. De acordo com as expectativas baseadas nos primeiros dias do mês de junho, o yield doméstico de junho tende a continuar aumentando em relação a maio.

Pantanal
A Pantanal Linhas Aéreas apresentou um crescimento expressivo de 8,6 pontos percentuais na taxa de ocupação de suas aeronaves em maio, que atingiu 63%. Esse desempenho foi resultado da expressiva expansão de 25,3% na demanda e aumento de 8,2% na oferta de assentos. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o load factor da companhia 60,9%, com crescimento de 7,1 pontos percentuais sobre o mesmo período de 2009, devido ao aumento de 25,1% na demanda e de 10,5% na oferta.

A companhia obteve participação de 0,16% no mercado doméstico em maio, praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 0,13% no acumulado dos cinco primeiros meses. No mês de maio, a TAM e a Pantanal reativaram acordo de codeshare para seis destinos em três Estados brasileiros: Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente (SP), Juiz de Fora (MG) e Maringá (PR). Com a reativação do acordo, a TAM, que atendia 82 destinos, passou a atender um total de 87 destinos no Brasil, seja com voos próprios ou por meio de acordos com companhias aéreas regionais. Das seis cidades, Maringá (PR) já era servida pela TAM por meio de acordo com a TRIP Linhas Aéreas.

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