Seminário internacional debate o desenvolvimento sustentável no turismo, o ensino e a pesquisa no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O diretor do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB), professor Neio Campos, participa, nos dias 17 e 18/06, do seminário “Desenvolvimento Sustentável no Turismo - O ensino e a investigação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, que será realizado na cidade de Praia, Cabo Verde. O evento é organizado pela Universidade de Cabo Verde e Universidade do Algarve (Portugal).

Representantes de todos os países membros da CPLP estarão presentes ao evento, que discutirá, entre outros temas, política e sustentabilidade do turismo, experiências educativas, participação democrática, projetos para o ensino superior.

O professor Neio Campos vai apresentar o Projeto Político do Bacharelado em Turismo da Universidade de Brasília, implantado a partir de 2010. O curso da UnB está sendo oferecido com perfil interdisciplinar em consórcio constituido pelo Centro de Excelência em Turismo, pelos Departamentos de Administração, de Economia, de Geografia, de História, pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Ciências Biológicas.

O curso visa atender à crescente demanda pela intensificação da atividade turística no Brasil, caracterizando um potencial para o mercado de trabalho e diante de temas recorrentes da atualidade, que envolvem a sustentabilidade do turismo enquanto valorização da cultura, do ambiente e dos aspectos sociais e econômicos.

Pela proposta do projeto, de acordo com o professor Neio Campos, pretende-se, a partir dessa integralização das distintas áreas que integram o consórcio, que o profissional já graduado tenha a capacidade para tratar diferentes problemas relacionados à área e, a partir da visão interdisciplinar desenvolvida como característica central de sua formação, tenha condições de atuar em trabalhos multidisciplinares, seja na academia ou em outras áreas do mercado.

Comentários