Santo Antônio Energia promove turismo histórico pelas ruas de Porto Velho

Moradores e turistas vão conhecer os patrimônios culturais da

cidade que surgiu do meio da Floresta Amazônia há quase um século



No próximo domingo, 13/06, a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em parceria com a Scientia Consultoria Científica, vai promover a primeira edição do Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho deste ano. Funcionários da Scientia, moradores da região e estudantes de turismo da Faculdade São Lucas levarão os visitantes aos principais prédios e monumentos da cidade e contarão as histórias, relatos e lendas de cada construção.



São duas opções de passeios gratuitos, realizados de manhã e à tarde, com saídas às 10h e 15h. “O objetivo desta ação, que faz parte do Programa de Educação Patrimonial da Santo Antônio Energia, é resgatar o passado e as tradições de Porto Velho para apresentá-los à população”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador de Sustentabilidade do Meio Socioeconômico da Santo Antônio Energia, Alexandre Queiroz.



Os visitantes podem fazer as três opções disponíveis de trajetos, que começam em pontos turísticos diferentes e percorrem patrimônios históricos e culturais de relevância nacional como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, prédio do Relógio e o Mercado Cultural. Também haverá placas de sinalização nas cores de cada trajeto (amarelo, verde e azul) pelas ruas e um resumo histórico da construção em todas as paradas.



Todos os passeios têm início na Praça Getúlio Vargas. O trajeto amarelo passa pelo Mercado Cultural e prédio do Relógio até chegar à famosa Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O verde percorre o Prédio da Universidade Federal de Rondônia, segue pela Praça das Três Caixas d’ Água, Marco Geográfico (zero) e termina no Mirante II, que oferece vista para o complexo Mamoré, Rio Madeira e UHE Santo Antônio. A opção de trajeto azul também tem início na Praça Getúlio Vargas, onde será apresentado o Mercado Cultural, seguindo para a Loja Maçônica e finalizando na Catedral. Os três trajetos têm duração de 50 minutos.



Algumas surpresas foram reservadas aos participantes: a Loja Maçônica será aberta pela primeira vez ao público devido ao início das comemorações do centenário da comunidade maçom da região. Já a Catedral e o Prédio do Relógio, o qual inclui acesso aos vitrais internos e ao Museu de Geologia, estarão abertos durante todo o dia para visitação. Além disso, o apito da Estação Ferroviária Madeira-Mamoré será tocado nos antigos horários, pontualmente.



Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br



Serviço – Passeio pelo Centro Histórico de Porto Velho

Data: 13/06/10

Horários: 10h e 15h

Duração: 50 minutos

Entrada: gratuita e aberta ao público de todas as idades



Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Comentários