Restaurante Camarões de Natal completa 21 anos com responsabilidade social e humanização

"A inquietação moderna impossibilita as lentas paciências operadoras que realizam as maravilhas do paladar". Se Câmara Cascudo tivesse conhecido o restaurante Camarões, talvez essa frase fosse modificada em seu livro. Lá, os pratos são elaborados com a singularidade e o cuidado de quem trabalha o mais precioso cristal, o que proporciona a apreciação de um sabor único. Hoje, o restaurante é o mais lembrado em Natal, tornando-se patrimônio gastronômico. Passam por ele aproximadamente 25 mil pessoas mensalmente com origem de diferentes países e, a maior parte, clientes antigos de Natal. Na visão da gestora Vânia Bezerra, o segredo da longevidade e da qualidade é a aproximação com os clientes e o trabalho de humanização com responsabilidade social. "Temos um trabalho muito forte de humanização e principalmente de respeito em relação aos desejos das pessoas que aqui chegam. Todos os funcionários são treinados para ouvir, atender e principalmente receber as sugestões e críticas", contou Vânia com seu olhar de quem enxerga longe.

Prova desse trabalho são os cursos de capacitação oferecidos para os funcionários e também a caixinha de sugestões lida diariamente. "Isso torna a proximidade maior e nos torna uma verdadeira família", acrescentou Vânia. E citou um casal que frequenta o restaurante há exatos 9 anos e senta religiosamente na mesma mesa, num determinado dia da semana e pede quase sempre o mesmo prato. "Essa é uma das histórias interessantes que temos aqui entre tantas outras curiosidades durante esses anos todos".

Outra história curiosa é a inclusão de pratos a pedido dos clientes, o que não é raro. Prova disso é a estréia de um prato vegetariano chamado Tagliatelle Vegan. Servido com porpeta de soja e tagliatelle ao molho de tomate, o novo prato partiu de uma sugestão. Além dele, outros são novidades no menu, que está de "cara nova". O cardápio conta agora com risotos de camarão, bacalhau, salmão e lagosta e um cardápio infantil -- com escolhas entre peixe, strogonoff, espaguetinho e Filé Kids -- que está fazendo sucesso entre as crianças. A grande atração entre os novos pratos é o Flor de Liz, prato de camarão, tomate cereja e mussarela de búfala aromatizados com azeite de manjericão e enriquecidos por flor de liz, cristais de sal que se formam na superfície da água, considerado o caviar marinho.

O restaurante oferece hoje trinta opções de pratos tendo como base o camarão, cinco opções de frutos do mar, cinco de lagosta, dez de peixe, oito de filé bovino e diversos risotos, além de saborosas e variadas entradas, saladas e petiscos.

Com proposta gráfica inovadora, o novo cardápio traz fotos de detalhes da decoração do restaurante, que valoriza a cultura e os artistas da cidade. Obras dos artistas Flávio Freitas, Ricardo Junqueira, Dimauri de Acari, Nadja Dias, Taciano Arruda, entre outros, estão espalhadas pelos diversos ambientes do restaurante. "O novo cardápio foi pensado e experimentado com cuidado pela equipe do restaurante junto com chefs de cozinha especialmente contratados para sua elaboração", ressaltou Vânia.

Responsabilidade Social
Junto a todas essas ações importantes e novidades, o restaurante abraça ainda a responsabilidade social. Tem comprometimento com o meio ambiente, por meio de um trabalho importante de reciclagem, apóia diversas instituições sociais e projetos culturais, sempre se antecipou às leis no que se refere à acessibilidade e foi o primeiro a lançar cardápio em Braille na cidade. Há alguns meses, alugou uma casa ao lado do restaurante especialmente para utilização dos funcionários nos momentos de descanso entre os turnos. "Estamos atentos às necessidades de nossos colaboradores e clientes", diz Vânia.

Novidades
O Camarões inaugura em julho a Sala Acari, exclusiva para reuniões de negócios. Em local reservado no andar de cima e climatizada, a sala é equipada com mesas para 25 pessoas, projetor multimídia, telão e wireless. De acordo com o maître Francisco Dumont, o espaço foi criado a partir da demanda dos próprios clientes.
Outra novidade é o lançamento da carta de vinhos separada do cardápio, a primeira nesses 21 anos do Camarões.

Campanha
Para celebrar os 21 anos do restaurante, foi criada a campanha publicitária "o Camarões é nosso", baseada no sentimento dos clientes com relação ao Camarões, que é referência na cidade. A peça televisiva valoriza pontos turísticos importantes de Natal como o Morro do Careca, as Dunas de Genipabu, a Fortaleza do Reis Magos, o Rio Potengi e tem como trilha a música Linda Baby de Pedrinho Mendes.

Comemorações da maturidade
Para comemorar os 21 anos, o Camarões fará uma festa particular com almoço para todos os funcionários e familiares. "Estaremos reunidos no dia 5 de julho, um dia muito especial de confraternização, único do ano em que o restaurante não funciona", comentou Vânia.


Experimente!

Filé Chez Louis - Filé alto grelhado com molho de gorgonzola acompanhado de fettuccine no próprio molho

Serigado com Risoto Siciliano - Tranche de peixe (lombo do serigado) grelhado com molho de amêndoas acompanhado de risoto siciliano

Camarão ao Shitake Grelhado (voltou a pedidos) - Camarão grelhado com azeite de ervas, cogumelos frescos (shitake), tomate cereja e abobrinha

Comentários