Portugal lança programa para divulgar riqueza gastronômica

O Turismo de Portugal lançou ontem um programa para divulgar as maravilhas gastronômicas do País. O Prove Portugal foi oficialmente apresentado ao público português nesta terça-feira no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva. “Este não vai ser só um programa, mas uma revolução na promoção da gastronomia dentro do turismo português”, ressaltou. O projeto conta com 33 entidades associadas, entre instituições governamentais, empresas privadas e associações do setor do turismo.



Segundo informações do Turismo de Portugal, o Prove Portugal visa alavancar a visibilidade, reconhecimento e a percepção, nacional e internacional, de uma gastronomia de excelência, sustentada em produtos genuínos de grande qualidade, e em profissionais que, a cada dia, reinventam a cozinha e os vinhos portugueses.



Portugal possui um conjunto de regiões diversificadas onde se desenvolveram culinárias de grande valor gastronômico. São mais de mil quilômetros nos quais se pescam peixes e mariscos fabulosos, terras com oliveiras das quais se produzem azeites de grandíssima qualidade e vinhos de mesa à altura dos grandes nomes mundiais, sem contar o tradicional e conhecido vinho do Porto. Caldo Verde, o Peixe Fresco, o Cozido, o Leitão Assado, a Cataplana, o Bacalhau… São inúmeras as delícias de dar água na boca ao turista de todas as nacionalidades.



Prioridades do programa



Dezenas de ações estão previstas para serem desenvolvidas a médio e longo prazo com os parceiros envolvidos, entre elas: a promoção de visitas a Portugal de formadores de opinião, chefs internacionais e operadores turísticos; presença da Gastronomia e Vinhos em eventos e meios de comunicação internacionais; ações de promoção de Chefs portugueses em outros países; realização de eventos gastronômicos de âmbito regional, realização de programas de formação/qualificação nas Escolas de Hotelaria e Turismo para alunos e profissionais; realização de sessões técnicas com Chefs nacionais e internacionais, divulgação da excelência dos produtos portugueses e do receituário regional no site Prove Portugal e em eventos gastronômicos.



Mais informações em:

www.visitportugal.pt www.proveportugal.pt

Comentários