Pernambuco mostrará atrativos turísticos na 11ª Fenearte

Um estande mostrando os principais atrativos turísticos de Pernambuco será montado na 11ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, que acontece de 02 a 11 de julho de 2010, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. “A Fenearte já se configura como importante evento turístico do estado de Pernambuco”, disse, hoje (21), a diretora de Estruturação da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Ceci Amorim, em entrevista coletiva de lançamento do evento, que contou com a participação da primeira-dama do Estado de Pernambuco, Renata Campos. A Fenearte é considerada uma das mais importantes do segmento na América Latina, com mais de 4,5 mil expositores.

Profissionais qualificados vão informar aos turistas o que eles podem fazer em Pernambuco, no período de realização da feira. Além do estante divulgando as rotas turísticas de Pernambuco e seus principais destinos turísticos e atrativos, a Empetur e a Secretaria de Turismo de Pernambuco vão realizar nova pesquisa do perfil socioeconômico dos visitantes e expositores da Fenearte. A primeira pesquisa foi realizada em 2009.

“A pesquisa vai disponibilizar subsídios para o planejamento estratégico do turismo e servirá também para orientar decisões dos empresários do setor do turismo, a partir da identificação do perfil do visitante da Fenearte”, aponta Ceci Amorim. No ano passado, 270 mil pessoas visitaram a Fenearte. Desse total, 40 mil eram turistas e excursionistas, sendo 52,47% do sexo masculino e 47,53% do sexo feminino. A idade média dessas pessoas foi de 36 anos e 74,12% já tinham conhecimento do evento antes de sua chegada a Olinda.

A pesquisa realizada em 2009 mostrou que 49,06% dos turistas que visitaram a 10ª Fenearte organizaram a viagem por conta própria e 39,06% disseram que o motivo da viagem foi a própria feira, que é ponto de convergência de artesãos de Pernambuco, de todos os estados do Brasil e de 28 países. Dos turistas entrevistados na pesquisa, 88% manifestaram interesse em voltar à Fenearte e 99% recomendariam o evento a outras pessoas.

A 11ª Fenearte ocupará uma área de 29 mil metros quadrados do Centro de Convenções de Pernambuco, que é cedido pela Empetur para o evento, realizado pelo Governo de Pernambuco com a integração das Secretarias de Turismo/Empetur, Desenvolvimento Econômico/AD Diper e Educação/Fundarpe. Celebra convênio com o Recife Convention & Visitors Bureau e tem o patrocínio do Ministério do Turismo, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás Chesf, Sebrae, Banco Santander, Compesa e Coca-Cola.

Comentários