O mapa do sabor-Guia Gastrônomico Temperos & Sabores será lançado em Pelotas

Divulgar os principais estabelecimentos gastronômicos da cidade de Pelotas, distante 251 Km de Porto Alegre, é o objetivo do Guia de Restaurantes Temperos e Sabores, que será lançado sexta-feira, 4 de junho, às 19h30min, no estande de Turismo da Fenadoce. O lançamento é uma ação do projeto Turismo Cultural Sabores da Costa Doce, impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS).

Ao todo, 19 restaurantes constam na publicação, com tiragem de 10 mil exemplares, que será distribuída em hotéis, pontos de informações turísticas e nos próprios estabelecimentos. A obra reúne a diversidade gastronômica da região, com exemplos da culinária típica italiana, francesa e portuguesa.

A gestora do projeto, Jussara Argoud, explica que “o guia tem como princípio valorizar a gastronomia local. Além disso, trabalhamos a ideia de que os empreendimentos podem se promover de forma conjunta, o que dá mais força para alcançar seus objetivos”. O grupo, chamado Temperos e Sabores, já participou de diversas capacitações por meio do Sebrae/RS, em parceria com outras entidades. Atualmente, oito desses empreendimentos estão se qualificando no Programa Alimentos Seguros (PAS), que tem como objetivo reduzir os riscos presentes na manipulação de alimentos.

Mistura de culturas
Há 25 anos oferecendo pratos da culinária internacional, com destaque para a italiana, a Cantina de Mamma Pizza é um dos empreendimentos presentes no Guia de Restaurantes Temperos e Sabores. Administrado por Letícia Manta, neta do fundador, João Rodrigues Manta, o negócio prevê boas oportunidades com o lançamento da obra. “ Essa publicação surgiu a partir de duas propostas. Primeiramente porque, na cidade, não havia até então um guia gastronômico para orientar o turista, por exemplo, e segundo, queríamos fazer uma ação para promover os estabelecimentos durante a Fenadoce”, conta Letícia. Durante o período que dura o evento, uma grande variedade de doces estará disponível nos restaurantes.

Sobre a Fenadoce
A Fenadoce é um evento anual para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas para todo o Brasil e exterior. Os famosos doces pelotenses, herança da colonização portuguesa, alemã e italiana, são responsáveis pelo desenvolvimento do setor gastronômico, que exporta as iguarias para diversos destinos. A multifeira também reúne atrações culturais e comerciais. Seus 19 dias representam oportunidades de diversão e conhecimento aos visitantes e de prospecção de negócios para os expositores. Segundo informações dos organizadores, a edição anterior registrou R$ 22 milhões em volume de negócios. Em 2010, são aproximadamente 200 expositores da região e de outros estados do País e do Mercosul.
Agenda
Lançamento do Guia de Restaurantes Temperos e Sabores
Quando: 4 de junho
Horário: 19h30min
Local: Estande de Turismo da Fenadoce – Pelotas
Confirmar presença pelo telefone (53) 3225-0541
18ª Fenadoce
Período: 26/5 a 13/6
Local: Centro de Eventos Fenadoce - Av. Pinheiro Machado, 3390, BR 116, Dist. Industrial - Pelotas/RS.
Horário: segunda a quinta-feira, das 14h às 23h / sexta-feira a domingo, 10h às 23h
Ingresso: R$ 5,00 por pessoa

Comentários